Popular Posts

domingo, 1 de setembro de 2013

Chama Gloriosa Chalkboard: Erros importantes no golo do Sporting mas nenhum de Luisão

FOTO: MAIS FUTEBOL

Como quase sempre, no futebol as aparências iludem mesmo. Ontem, após o golo de Montero, poucos foram os que não culparam imediatamente Luisão por não acompanhar o movimento do colombiano. Parece algo óbvio, é o jogador que está mais perto, mas o futebol é muito mais complexo e subtil do que parece.

Existem, na minha perspectiva, três erros importantes no lance mas nenhum de Luisão. A saber: primeiro,Enzo Pérez não ajusta a sua posição ocupando o espaço entre linhas e deixando a linha defensiva exposta a um eventual passe para essa zona (recupera a passo); depois Matic deixa de acompanhar o movimento de André Martins entre central e lateral quando se impunha que o fizesse até ao limite do fora de jogo; por fim, Maxi fica completamente fora da jogada ao antecipar um passe para Wilson Eduardo que não acontece (má leitura de jogo e excessiva referência individual + reacção a passo) e é para a sua zona que Montero se esgueira para fazer o golo.

Voltando a Luisão, não existe nenhum erro evidente na sua acção. Apesar de surpreendido pelo apoio frontal de Montero, o brasileiro vai respondendo sempre bem ajustando a sua posição de forma correcta. Recorde-se que a primeira prioridade numa situação defensiva é manter o contacto visual com a bola, seguida de respeitar o posicionamento do colega (no caso Garay) e só depois preocupar-se com o adversário; ainda para mais, nesta situação específica Montero ataca uma zona de finalização que deveria estar ocupada pelo lateral do lado oposto. Assim que a bola sai do pé de André Martins a única coisa que Luisão pode fazer é ter fé: em Artur ou numa má finalização do avançado do Sporting.

Note-se ainda que Maxi até estaria em boa posição para agir caso Montero tocasse em Wilson Eduardo ou, no seguimento, André Martins optasse pelo passe recuado, mas isso pouco interessa visto que proteger a baliza é muito mais relevante. Caso algum dos cenários apontados acontecesse mesmo, alguém teria tempo de sair à bola e se Wilson Eduardo fizesse golo daquela posição paciência. Ao contrário do que é habitual, sou da opinião que uma equipa pode fazer tudo bem e mesmo assim não impedir o adversário de marcar.

Confira o vídeo abaixo:


10 comentários:

ESTAVAM COM SAUDADES? POIS AQUI ESTOU! www.sakanagem69.blogspot.com

Excelente mais uma vez. Já na altura fiquei com a mesma ideia. Por curiosidade, o autor deste vídeo tem algum curso de treinador ou outro semelhante? Ou é apenas um adepto apaixonado por futebol? Saudações

não dá para ver o video. metam isso disponivel

O vídeo estava como privado, desculpem. Já deve estar disponível. Sou um simples adepto que vê talvez demasiado futebol. :) Obrigado pelos comentários.

Continua com o bom trabalho, espero ver mais destes vídeos por aqui porque também gosto de perceber bem as movimentações da nossa equipa, neste caso em concreto as falhas que levaram a sofrer golo. Da mesma forma elogio a disponibilidade deste blog em fornecer os jogos completos para download. Dentro deste género é o melhor blog que já encontrei. Obrigado a todos. (Sou o anónimo das 20:04)

E já agora, e a forma displicente e mal executada do livre que proporcionou o contra ataque que deu o golo .
E já agora, o Luísão faz bem a linha de fora de jogo, ou defensíva se quiserem, e o árbitro assistente não assinala o fora de jogo,erro gravíssimo .
Com os nossos erros eu posso bem, mas sempre a levar com erros dos outros e sermos penalizados isso eu já não aceito.
Em Portugal, apreciação táticas e técnicas sem falar antes das arbitragens, é como se diz no Brasil chover no molhado .

o fora de jogo não é escandaloso, como o do golo do porto na luz há 2 anos.
As normas dizem que em caso de duvida se beneficie quem ataca, por isso acho que este fora de jogo é aceitável.
É preciso evitar cair no erro da lagartagem de estar sempre a desculpar-se com qualquer lance duvidoso/dificil como ser um erro de arbitragem.
Temos sido perjudicados nos ultimos 2-3 anos, mas este caso acho que nem é de referir

Com os nossos erros eu posso bem, mas sempre a levar com erros dos outros e sermos penalizados isso eu já não aceito.

Calmamente, a solidariedade deve ser capaz de fazê-lo um sucesso!

Me gusta tu artículo ~
Más artículos esperamos que usted pueda compartir con nosotros

Enviar um comentário