Popular Posts

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Chama Gloriosa Chalkboard: Erros individuais custam golos (e derrota) nos Barreiros

FOTO: FILIPE FARINHA

Problemas no controlo da transição adversária devido ao critério com que é gerida a posse de bola. Esta tem sido uma dificuldade recorrente no Benfica de ontem e no de hoje e se na maioria das situações Jorge Jesus se pode gabar que a equipa sabe defender bem com poucos jogadores atrás da linha da bola, nos Barreiros não foi assim. Dois erros individuais evitáveis - um de Garay e outro de Cortez - deram origem aos dois golos madeirenses, situação a que o Benfica não conseguiu reagir.


No lance do primeiro golo, a passividade de Maxi na contenção a Sami é criticável, mas é a acção de Garay que permite a Derley aparecer sozinho na cara de Artur. No momento em que Sami se vira na direcção do corredor central, Derley faz uma excelente diagonal de encontro ao portador da bola aproveitando o espaço nas costas de Luisão e é acompanhado de forma correcta por Garay. O problema está no que vem a seguir. De forma algo inexplicável, o argentino decide suspender este movimento para tentar o fora de jogo quando esta acção só seria justificável se Sami estivesse condicionado (em tempo e espaço) por Maxi ou desenquadrado com o movimento de ruptura do colega. Não se verificava nem uma coisa nem outra e o guineense decidiu como quis. A imprudência de Artur fez o resto.

Confira o vídeo abaixo: 



No segundo golo, apareceram os problemas de coordenação de Bruno Cortez com a restante linha defensiva e também as suas dificuldades em fechar junto dos centrais; não em termos posicionais - note-se - mas em termos de agressividade nos duelos. É sempre injusto entrar no campo das hipóteses, mas tenho a forte convicção que com Melgarejo o Benfica não tinha sofrido este golo. Ou pelo menos este não tinha contado.

Confira o vídeo:


6 comentários:

Phant,

até posso estar enganado, mas a jogada do primeiro golo não surge num lance em que a equipa está uma vez mais partida em dois blocos, possibilitando uma autêntica auto-estrada sem portagens para os jogadores do Marítimo?

Isto de se morrer na auto-estrada tem muito que se lhe diga. É que, muitas vezes, a culpa nem sequer é dos condutores. É de quem constrói a estrada.

Tens razão. É uma situação de transição-contra-transição-transição e a equipa está partida por isso. Há uma má decisão do Matic a atacar que dá origem ao contra-ataque mas o Djuricic até recupera bem e a jogada nem parecia ser assim tão perigosa. O contra-ataque exactamente anterior que o Garay corta até tinha mais potencial que o que deu o penalti. Apesar de tudo, o lance estava controlado e do nada estás a perder.

Se reparares estas situações acontecem mais em jogos em que o Benfica ataca mal e gere a posse de bola com pouco critério que é o que tem acontecido desde a pré-época. Porque se atacares bem e perderes a bola junto da área, tens a reacção à perda e ou recuperas logo ou a equipa recua e organiza-se.

O que me preocupa mais são as dificuldades criar oportunidades de golo e o facto de levares golos do nada (tirando o jogo com o Nápoles, o Artur não faz uma defesa, cada bola perigosa é golo e depois reagir é difícil). Mas acredito que isto vai mudar para melhor, pode é já ser tarde demais no campeonato (provavelmente será).



o guarda redes está fraquissimo. não faz a diferença. quando a equipa falha defensivamente como aconteceu, ter ou não ter guarda redes esta a ir dar ao mesmo. o que se pede a um guarda redes a este nivel é que apanhe algumas das bolas quaando há erros defensivos e que chegou a acontecer na primeira época do artur, em que tinha um suplente a fazer lhe sombra. O gajo agora foi-se completamente abaixo, é substitui-lo.

Mas sim, o benfica a defender está uma vergonha

Obrigado a quem fez isto. É realmente importante porque ajuda a perceber melhor onde estiveram os erros. Valentes!

Um gosto ler este tipo de artigos, escrevam mais vezes, perceber o futebol desta maneira é apaixonante!

Ahora más y más gente como el fútbol un
Camiseta de fútbol es cada fanático del fútbol ama usted está de acuerdo con mi afirmación?
He estado apoyando para el fútbol!
jajaja ~ ~ ~

Enviar um comentário