Popular Posts

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Chama Gloriosa Chalkboard: Ainda «Melga» e o Sp. Braga (2)

Este texto é o segundo de uma série de dois, dedicado à análise do desempenho de Melgarejo frente ao Sp. Braga. Leia a primeira parte aqui.

FOTO: JOSÉ MANUEL RIBEIRO/REUTERS

Já abordei o assunto antes, mas não resisto a fazê-lo outra vez. A inteligência de Melgarejo quando tem de adaptar o seu comportamento à aleatoriedade jogo é absolutamente notável para um jogador que até há pouco tempo não tinha qualquer cultura defensiva. A partida com o Sp. Braga ofereceu-nos mais um bom exemplo disso mesmo.

É óbvio para todos que, no plano defensivo, o objectivo principal de qualquer equipa é recuperar a posse de bola. Porém, é sabido que orientar todas as acções - individuais e colectivas - exclusivamente para isso, não é a forma mais eficaz de defender. Em muitas situações de jogo, é importante que a equipa possua padrões de comportamento que estejam orientados, numa primeira linha de prioridades, para princípios operacionais distintos da recuperação da posse, como o impedir a progressão do adversário e a protecção da baliza. É também necessário que os jogadores saibam adaptar-se à não linearidade do jogo de acordo com estes padrões (treinados) o que, parecendo trivial, nem sempre acontece.


Pegamos no lance no momento em que Bruno César é batido pelo adversário directo. Numa primeira fase da transição, o Benfica prioriza a recuperação imediata da posse e, respeitando esse princípio operacional, Melgarejo tenta um ataque à bola que não é bem sucedido. Com o falhanço desta opção, a prioridade imediata da equipa deixa de ser recuperar a posse, mas sim impedir a progressão do adversário. Javi Garcia entende perfeitamente a situação e é ele que temporiza a acção de Salino, tendo o cuidado de não o pressionar de forma agressiva (relembre-se que a prioridade não deve ser a recuperação da posse).


Com Witsel a recuperar a tempo de impedir a progressão de Mossoró e Javi Garcia a ocupar o espaço deixado vago pelo desposicionamento do lateral, a inteligência e a boa capacidade posicional de Melgarejo ficam evidentes. Apesar de ser o lateral esquerdo, a linha de prioridades do lance não exige que o jovem paraguaio recupere a sua posição natural, mas sim que actue em complementaridade com o comportamento do colega.


E é exactamente isso que Melgarejo faz. Recupera posição para a zona do «pivot» e restabelece o equilíbrio defensivo. Em mais um exemplo de coerência colectiva, também Bruno César complementa a acção de Witsel, e perante a boa organização da equipa do Benfica a transição do Sp. Braga só podia resultar naquilo que resultou; em nada.

Confira o vídeo:


E ainda outro exemplo, desta vez do jogo com o Lille na pré-época:


6 comentários:

Ele ocupou a posição de pivot e como se vê na imagem, se o Witsel não tem cortado a bola, o Melga estava na linha de passe e seria mais uma barreira na progressão do Braga.

Até agora, também gostei do comportamento dele no posicionamento da linha defensiva de forma a colocar os adversários em fora de jogo. Tem actuado em sintonia com o resto da defesa. Há jogadores mais experientes que ficam a dormir muitas vezes. A ver se continua ;)

Exactamente. O que descreves no segundo parágrafo
é também a minha opinião. Apenas tem sentido mais dificuldades em termos de agressividade no espaço e em algumas antecipações, mas o essencial parece-me que está lá.

Mais uma vez, parabéns. Muito bom. Isto sim é análise! Mas os ignorantes, exactamente por o serem, preferem a crítica desmiolada porque não sabem mais nem têm mais nada para dizer. É sempre mais fácil destruir do que construir.

E foi exactamente isso que o Jesus disse no final.
Ele esteve (quase) perfeito em lances de bola corrida de 1x1, jogo aéreo, etc. Tudo o que foi descrito na primeira parte destes post.

É claro que ele esteve mal (nos 2 golos) mas não invalida que tenha tido um comportamento exemplar durante o jogo.

E sim, estamos todos desejosos que venha um DE, mas só para dar algum tempo de adaptação (à posição) ao Melga e para ele não carregar com tanto "peso" às costas (e consequentemente o Benfica sofrer). Porque de resto, está no bom caminho para se tornar um grande DE.

Se ele é tão bom então porque andam a oferecer € por tantos laterais? Zigler, Ansaldi, Eliseu, Silvio, Taiwo(fora os que não me recordo)...e ainda não vi o Benfica desmentir nenhum...

E eu não vi o Benfica comprar nenhum :)

Enviar um comentário