Popular Posts

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Canto dos Convidados Nuno Torcato

Mais uma vez, regressamos com o nosso canto dos convidados, desta vez para dar voz a uma dos nossos mais participativos seguidores na nossa pagina do facebook


Inconformado com o actual estado que o nosso clube vive, o nosso convidado intervém nas mais variadíssimas vezes para expor os seus pontos de vista, optando então o nosso blog por convida-lo a este nosso cantinho, podendo então de forma mais organizada partilhar alguns dos seus pontos de vista.




O Milagre financeiro


Admito que me seria mais fácil remar a favor da maré mas não ficaria bem com a minha consciência enquanto benfiquista se não fizesse tudo o possível para dar a minha opinião em matérias nas quais me sinto confortável para o fazer e para tentar desmascarar todas as mentiras que a maquina do Sr. Luís Filipe Vieira passa, e admito que com sucesso, para os sócios do Benfica.

 Aproveito para dizer que apesar de gostar muito mais de discutir treinadores, jogadores ou se foi ou não penalty, não consigo compactuar com a mensagem de que o Benfica vive uma situação financeira saudável e que o Sr. Luís Filipe Vieira conseguiu um milagre financeiro para o Benfica.
E não consigo estar calado quando ouço estas barbaridades por duas principais razoes: (i) porque estou farto que o Sr. Luís Filipe Viera atire areia para os olhos dos sócios e (ii) porque a gestão financeira desastrosa do Sr. Luís Filipe Vieira impossibilita-nos de ganhar uma vez que a situação que vivemos nos impede de conseguir ter uma equipa mais competitiva e obriga a venda de qualquer jogador que se evidencie na nossa equipa.

 Já há muito que entendi que hoje o Benfica é muito mais do que um clube (mas não pelas melhores razões como o FC Barcelona) porque para o Benfica é imprescindível a valorização e venda dos seus principais jogadores para que o clube consiga ir pagando, pelo menos em parte, as suas obrigações a banca.

Já disse várias vezes que na minha opinião este é um negocio altamente especulativo e arriscado e que para o Benfica conseguir acertar em 2 ou 3 negócios por ano tem de fazer dezenas de maus negócios… isto é como investir na bolsa. Se investirmos em muitas empresas pode ser que as percas que temos em algumas empresas sejam compensadas pelos ganhos que temos noutras. Mas uma coisa que nunca tinha compreendido é como é que depois de vender o Simão, o Di Maria, o David Luiz, o Fábio Coentrão, etc as nossas obrigações com a banca continuam a aumentar hipotecando o nosso futuro enquanto equipa de futebol, sendo que a génese e a historia do nosso clube sempre foi ter boas equipas, jogadores de referencia e acima de tudo ganhar títulos.

Depois de ler os Relatórios e Contas do Benfica desde que o Sr. Luís Filipe Vieira entrou no Benfica (2003/2004) percebi que a explicação era evidente e que pode ser consultada por qualquer um que tenha interesse: desde que o Sr. Luís Filipe Vieira entrou no Benfica conseguiu arrecadar cerca de 185 Milhões de Euros em vendas de jogadores… mas gastou um pouco mais de 206 Milhões de Euros!!!! Ou seja… o milagre financeiro do Sr. Luís Filipe Vieira também passou por conseguir gastar mais de 200 Milhões de Euros em jogadores (ou seja mais de 25 Milhões de Euros por época) para ganhar 2 campeonatos em 10 anos!!! E para mais só conseguiu recuperar cerca de 185 Milhões de euros… nesta história toda conseguimos perder cerca de 20 Milhões de Euros (fora o facto de hoje pagarmos ordenados a mais de 70 jogadores anualmente porque não conseguimos voltá-los a vender.

 Esta é parte da explicação para os resultados anuais negativos acumulados, para os mais de 250 milhões de Euros anuais de divida, para os 20 Milhões de Euros de juros que pagamos anualmente (aproveito para relembrar que de acordo com o ultimo Relatório e Contas o Benfica recebeu pela venda do Fábio Conterão cerca de 16 Milhões de Euros… ou seja nem para pagar os juros chega. Era isto que queria partilhar convosco e aproveito para terminar dizendo que enquanto continuarmos com esta gestão o Benfica não vão conseguir ganhar títulos, já que nunca conseguiremos manter uma equipa do ano para o outro (este ano a Administração do Benfica já veio dizer que necessita de fazer 50 Milhões de Euros com venda de jogadores… adeus Gaitan, adeus Witsel e mais uma outra joia.

Vamos continuar a compactuar com esta situação? Saudações Benfiquistas

P.S. Para terminar dizer que o Dr. Domingos Soares de Oliveira, o Administrador Financeiro do Benfica, ganhou mais de 400.000 Euros o ano passado, incluindo 100.000 Euros de prémios… imaginem se ele tivesse sucesso no seu trabalho.

3 comentários:

o benfica que trate é de despachar esse mini ditador que está à frente do clube e se dote de reais benfiquistas

No relatório e contas diz que o Coentrão só rendeu 16M quando era para ser 30M, tal como no do porto diz que o Falcao só rendeu 20M em 40M...

Parte do Coentrão tinha sido alienada ao Benfica Stars Fund e o resto tem a ver com a amortização do passe, mas de resto subscrevo todos os comentários do escriba

Enviar um comentário