Popular Posts

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A entrevista do presidente

Acabei de ver a entrevista de Luís Filipe Vieira à RTP1, e deixo aqui algumas notas que registei. Nada de especial, porque a entrevista foi fraca quanto baste... 30 minutos seria sempre curto para algo em condições, e além disso a entrevistadora ficou-se muito por soundbytes de jornais desportivos.

O que gostei mesmo:


  • Assumiu totalmente as culpas pelo ano passado. Desta vez sem reservas, sem deixar em aberto que houve pessoas além dele a falhar. Muito bem... não me compensa o que passei eu e todos os Benfiquistas no ano passado, mas precisávamos de algum dia ouvir isto.
  • Condições contratuais de Rodrigo serão revistas brevemente.

O que gostei:

  • Não o quis assumir totalmente (até porque com a relevância do assunto, de facto a CMVM iria chatear), mas deu a entender que Aimar está tratado. Também era o que já me constava por outros corredores, e fico contente de tudo bater certo. Vamos continuar a ter o nosso 10 mais algum tempo.
  • Evitou falar dos outros clubes. Não vale a pena de facto alimentar polémicas, sobretudo de quem de nós só tem é dor de corno.
  • Não rejeitou liminarmente a negociação colectiva dos direitos de televisão, embora tenha referido que muita coisa teria de mudar para tal poder acontecer. É precisamente a minha visão... é algo que eu apoio, mas obviamente sujeito a determinadas condições. Fico feliz por pelo menos a expressão em si já não assustar.


O que não gostei:

  • Notei um certo desespero quando falou das contas. Vem aí a preparação do orçamento da próxima época, que será certamente revisto em baixa. Até aqui tudo normal. Mas este espectro depressivo contrasta com as receitas de 76M€ em 6 meses que Vieira referiu, já nesta época. Um quadro depressivo a contrastar com aumentos de receitas (é certo, deve contar com jogadores vendidos no Verão... Coentrão por ex).
  • Várias vezes, assim de fininho, lá foi dizendo aos Benfiquistas para continuarem ao lado da equipa, comparecerem e tal... é um apelo normal à nossa força enquanto massa associativa para ajudar a ultrapassar as dificuldades do contexto que todos vivemos, mas eu preferia que se falassem destas coisas abertamente... que o Benfica não está numa situação idílica todos conseguimos imaginar.
  • Olivedesportos... claramente vamos renovar. Voltou a vincar que podemos ir para a BenficaTV, mas nisso sinceramente acredita quem quer, e eu nisso não acredito.

Mas reforço a minha ideia inicial. Foi uma entrevista com poucas novidades, com perguntas pouco pertinentes e pouco incómodas, que nunca obrigaram a entrar em detalhe em algumas situações que seriam importantes - para mim nesta altura o importante seria abordar mais extensamente a nossa actualidade financeira.

Acabei também por não perceber bem a situação do Enzo.. agora volta à Argentina por causa da mãe, mas vai ser preciso os médicos do Benfica confirmarem a situação para ele se manter lá... dá ideia que não existe grande confiança, e nem o cenário de ele já não voltar de lá (como está a ser noticiado na América do Sul) foi posto de parte...

Como nota final, e provocatória, escusava era de ter prometido uma entrevista para a véspera da final da Liga dos Campeões. Uma por ano chega bem, sobretudo porque normalmente o conteúdo é o mesmo.

10 comentários:

Essa parte final da Champions, foi a entrevistadora que lhe perguntou se podia marcar a entrevista caso chegássemos à final e ele apenas respondeu afirmativamente! Não vejo aqui qualquer provocação!

Pois aquilo de que gostou mesmo, foi o que me deixou com o bichinho atrás da orelha! Vieira não assumiu as culpas directamente... Ou não leu nas entrelinhas a ferroada ao Rui Costa? Ele disse com todas as letras que errou porque a escolha das pessoas foi ele que as fez... Claro como água! E mais adiantou quando confrontado com a afirmação de que o futuro presidente seria Rui Costa e que estava a prepará-lo para tal! Não! Disse. Alterámos os estatutos e sabemos porque o fizemos! Claro como água! Rui Costa já não conta para nada. Só lá está porque é mais uma vez uma âncora para a sua (dele, Vieira) recandidatura!
Quanto ao resto, pouco adiantou que não fosse já do nosso conhecimento. Quanto a mim, falou demais (para o meu gosto) sobre os adversários!

Ouvi a entrevista e já postei por alto sobre o mais relevante no Blog do Manuel.
Sobre a promessa de dar uma entrevista na véspera da final foi um pedido dela, se podia prometer caso fosse à final. Querias que dissesse que não? O mais certo é não chegarmos lá por isso foi apenas para não ser antipático.
Sobre o Enzo disse que só amanhã se saberá porque só amanhã é que ele chega à Argentina, visto que viajou hoje. Se se confirmar que o estado da mãe é grave talvez fique. E eu nem acho mal pois agora temos uma alternativa, o Yannick. Vendo bem até talvez fosse melhor porque ia jogar e no Benfica dificilmente o faria porque ainda está a recuperar. Além de que será menos um ordenado a pagar!
Sobre a Olivedesportos, é de facto muito provável, mas ele vincou muito bem que só pelos números que tem na cabeça. A alternativa Benfica TV não considera um risco. Verdade ou bluff?

Para mim a opção da BenficaTV é bluff negocial (e muito relativo, na minha óptica).
Sobre a questão da nova entrevista, a provocação foi minha... já vi que está tudo de mau humor... vá lá, a entrevista não foi assim tão má :-)

Uma jornalista que fica satisfeita com um "não" ou com um "não comento" não serve para jornalista. Terrível.

Quando há jornalistas incompetentes que não sabem pôr as questões importantes, as entrevistas ficam sempre aquém do que podem dar ...

patriarca disse:

O Presidente falou, pouco disse, mas também não se esperava muito e além de tudo foi bom ele não ter entrado em questões que podessem levantar alguma poeira, mas deixou "nas entrelinhas" que á casos por resolver, mas que MUITOS DELES há muito que estão resolvidos, como por exemplo a "renovação com a SPORCUSTV", o caso Enzo Perez, que já se foi e outros, o que não me agradou nada, pois a confirmar-se brevemente, COMO ELE DISSE, é mais uma submissão ao Sistema. Espero estar enganado, mas a forma como falou deixou TUDO em aberto ou sabe-se lá já está tudo ENCERRADO.

Quanto a mim as principais questões estão fechadas, para o bem e para o mal. Para o bem, a questão do Aimar (e até a do Rodrigo.. acredito que falte só oficializar). Para o mal, a Olivedesportos. Aliás se a decisão é para ser conhecida este mês, e após mais de um ano de negociações, não é de crer que a decisão que existe nesta altura se vá alterar substancialmente...

Alguém me sabe dizer qual o nome da jornalista que o entrevistou"?

Enviar um comentário