Popular Posts

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Benfica Maravilha

O Benfica recebeu o Nacional da Madeira e venceu brilhantemente por 4-1. Considero mesmo que terá sido até agora a melhor exibição da época, e confirmou porque é a melhor equipa na Liga 2011/12. No jogo 141 de Jorge Jesus e aquela que seria a sua 100ª vitória enquanto treinador do Benfica, uma surpresa no onze inicial - Witsel a defesa-direito. Pode dizer-se que cumpriu nessa posição, embora evidentemente que não é o seu lugar, tanto que seria Miguel Vítor a fazer grande parte da 2ª parte nesse lugar.
Depois de um início algo confuso - em que o Nacional entrou bem, a pressionar alto - aos 9 minutos, na sequência de uma bola parada, Garay cabeceia para o fundo das redes (a bola bate ainda em Matic). Embora sem o merecer na altura em que se adiantou no marcador, o Benfica no resto da partida justificou em larga medida essa vantagem. Logo a seguir, remate de Cardozo ao poste na sequência de uma arrancada de Aimar (grande jogo, uma vez mais). Na recarga e com a baliza aberta Rodrigo atirou ao lado.
Aos 20 minutos, o golo da noite (2-0). Uma jogada magistral de Gaitán a fazer lembrar Futre ou Maradona, em que finta 4 jogadores e cruza para a conclusão de Cardozo. Um golo maravilhoso.
Aos 27 minutos, Jorge Sousa assinala um penalty que não existe e Claudemir converte para o 2-1.
O Benfica não se apoquetou e continuou a pressionar, a jogar melhor e a criar oportunidades. Aos 37 minutos, Nolito isola Rodrigo, este foge ao guarda-redes e faz o terceiro do Benfica. Uma pérola, este Rodrigo. Receio que não fique muito tempo na Luz.
Ao intervalo registava-se um 3-1 no placard.
Segunda parte disputada sob a mesma toada, embora num ritmo mais pausado - há jogo na quarta contra o Zenit.
Aos 59 minutos sai Aimar e entra Miguel Vítor, que passa a bola de calcanhar para Gaitán, este cruzou e Nolito rematou para defesa de Marcelo. Imediatamente a seguir, Rodrigo marca o quarto golo do Benfica de ângulo muito apertado. Um golo também ele muito bonito. Ele que um pouco depois esteve perto do terceiro golo a nível individual, falhando Cardozo na recarga.
Aos 80 minutos, penalty assinalado (agora bem) sobre Cardozo. Este desperdiça a oportunidade de fazer o 5-1, numa exibição algo desinspirada, apesar do golo que marcou.
Daí até final foi apenas de gestão da posse de bola, em que o Nacional tentou fazer o 4-2, mas sem grande perigo. Uma palavra de apreço ao futebol positivo que a equipa de Pedro Caixinha mostrou hoje na Luz. Valorizou a vitória encarnada.
Uma vitória indiscutível do Benfica, mostrando grande entendimento entre os jogadores de ataque, desenhando jogadas vistosas, numa equipa de ataque continuado. É um prazer ver esta equipa jogar, e este é o maior elogio que eu posso fazer.
Mantém-se os cinco pontos de vantagem (até podemos aumentar essa vantagem) sobre o segundo classificado, quando falta menos um jogo para o fim do campeonato. Venha agora a Liga dos Campeões.

3 comentários:

Acho que está a ficar mais do que evidente que o Jorge Jesus é, e sempre foi, um treinador à altura do Benfica. Esperemos que a vitória no campenoato dissipe qualquer dúvida sobre este aspecto.

Vão colocar o jogo para download, como de habito?

Enviar um comentário