Popular Posts

domingo, 6 de novembro de 2011

O Benfica que sai de Braga

O Benfica empatou em Braga, o resultado mais interessante que Jesus já lá conseguiu, e segue na liderança repartida do campeonato com o Porto, e com o Sporting a um ponto.

O jogo voltou a ficar marcado por singularidades em que o nosso futebol português é profícuo, como electricistas a controlarem o ritmo do jogo ou um sócio do Benfica a não hesitar minimamente em marcar penalties mais que discutíveis contra o Benfica e fazendo vista grossa a evidentes grandes penalidades a nosso favor. Nada de novo de alguém com muito pouca personalidade, e alguém que proporei numa próxima AG do clube para ser expulso.

Mas futebolisticamente, que Benfica saiu de Braga?

Bom, na realidade, saiu o mesmo Benfica que já havia saído do embaraçoso empate caseiro com o Basileia. Face à exibição e às contingências de que já falei, o empate foi um excelente resultado. Só ditámos o ritmo de jogo até à primeira interrupção de jogo (o que dá, sensivelmente, 25 minutos), e daí até final foi um suplício perfeitamente ao nível dos jogos anteriores.

De positivo do jogo destaco além dos centrais e do guarda-redes, já repetentes nestas coisas, o bom regresso do Javi Garcia ao onze (é logo outra música, claramente), o ingresso de Ruben Amorim no meio campo (belo jogo, mesmo quando foi enviado para... extremo esquerdo) e a boa exibição de Gaitan nos primeiros 45 minutos, antes de ser tirado de jogo devido a uma indisposição. Ainda faço justiça a Aimar, que desinspirado foi muitas vezes o único a remar contra a maré e, claro, Rodrigo... que nos deu o precioso empate.

Tudo o resto, individual e colectivamente, foi mau demais. A equipa defensivamente vive do brilhantismo de alguns dos seus jogadores (e hoje com a reentrada de Javi na equipa isto ficou bem visível), e sofre quando o processo colectivo se mostra demasiado débil. Ofensivamente, sem ideias, sem rasgo, sem vontade (ou sem pernas). Aimar começou o jogo demasiado adiantado (outra vez), e quando recuou para vir buscar jogo, deparou-se com uma equipa a jogar numa velocidade diferente, bem abaixo da sua, sem fornecer linhas de passe, apoios, tabelas... nada. Um pouco também na linha do que fez o excelente Gaitan na primeira parte, em que sozinho ia destruindo a defesa do Braga, mas quase sempre sem ajuda para melhor conclusão dos lances.

As bolas paradas ofensivas são demasiado deprimentes. Somos a equipa do campeonato com mais cantos, e não há forma de algum resultar sequer em perigo. Além de uma desinspiração gritante dos jogadores escolhidos para baterem estes lances (hoje, Aimar), a forma como trabalhamos estes lances é para lá de ridícula. Estou farto de bolas cortadas quando se pedem cruzamentos tensos para a entrada da pequena área. Muitas vezes na simplicidade mora a virtude, e é pena que Jesus continue a não perceber isto.

A forma física da equipa continua uma verdadeira desgraça. O Jesus escusa de ter mais tiradas deselegantes em conferências de imprensa para tentar tapar o que está à vista de todos quando vemos um jogador como o Witsel completamente incapaz de acelerar, seja com ou sem bola. O belga foi aliás, e de longe, o pior elemento em campo, no que é mais um duplo mistério. Por um lado, como é que um jogador conhecido pela sua intensidade de jogo faz tantos jogos consecutivos a este ritmo, e por outro como é que o treinador insiste nele a titular (e durante 90 minutos) quando tem à sua disposição um plantel recheado de opções (pelo menos nas suas próprias palavras).

O que sai de Braga é que o Benfica é líder depois de já ter ido ao Dragão e a Braga. Isto por si só é muito positivo. Mas os sinais que irradiam do futebol apresentado deixam-me altamente preocupado, porque isto de conseguir resultados bons/menos maus mesmo a jogar mal não dura para sempre, e no campeonato desequilibrado que temos, não nos podemos dar ao luxo de perder pontos estupidamente.

PS: Mais um jogo vergonhoso em que o nosso presidente se senta ao lado de António Salvador, um dos seus amigos preferenciais. O ano passado desde atletas atingidos por bolas de golfe até adeptos benfiquistas agredidos por stewards contratados pelo Braga, valeu tudo, e no final o nosso presidente ainda veio desresponsabilizar o seu amigo pessoal e presidente do Braga, António Salvador. Este ano será ou mais do mesmo, ou então um ensurdecedor silêncio. Eu não tenho memória curta, e cada vez mais acho que uma das principais figuras do sistema do futebol português mora na Luz. E actua em nosso desfavor.

5 comentários:

Subscrevo na íntegra.
JJ e principalmente Vieira na rua, já.

O problema é que o benfiquista é burro (é...eu acho que um benfiquista nunca pode ser criminoso, mal formado, etc.), deixa-se levar pelos jornais e pela conversa de merda do presidente, com P pequeno.
Comparam-no ao Vale e Azevedo porque foi preso, que antes assim. Em vez de compararem com os Grandes, contentam-se com a mediocridade.

Vergonha. Estamos a ter, nos últimos 15 anos, o que merecemos.

Um abraço, sempre na luta.

PS: jogar sem extremos contra uma equipa que não tinha laterais...é de génio. Como a substituição do Nico pelo Rodrigo (se Nico sai, não têm de entrar 1 mas sim 2 extremos). Vergonha. Eu ainda pensei que contra o Basileia o Raúl José tivesse ficado sem bateria ou saldo no telemóvel e tivesse sido ele a fazer aquelas substituições. Mas hoje percebi que não...é mesmo do Catedrático.

Desaparece pah...nem se fosses Campeão Europeu eu te admitia no meu Clube.

http://simaoescuta.blogspot.com

POC. Nem que fosse campeão europeu?
Também concordo que tem falhado nas substituições e até mesmo na abordagem em alguns jogos. No entanto uma coisa é certa. Num campeonato corrupto como este estamos em primeiro com as 2 deslocações mais difíceis (para nós) realizadas. Goste-se ou não dele os resultados falam por si. E esses resultados eram MUITO melhores se não se permitisse tudo no futebol português.

Acho que para além das criticas aos nossos devia criticar-se todos os factores externos que são a principal razão dos 15 anos que falas. A expulsão perdoada aos 6' ao Djamal e outra por volta dos 75' ao Alan, o penalti assinalado contra nós, o que não foi marcado sobre o Luisão, as luzes a desligar e ligar como melhor convinha ao Braga.
Custa-me ver o presidente sentado no meio daquela corrupção e de chegar ao fim dos jogos e nada dizer. Mas ele também já denunciou constantemente a podridão do futebol português antes do apito dourado, denunciou e denuncia via BenficaTV esse período, tentou levar os adeptos a tomar uma medida que poderia mudar um pouco o futebol português (boicote aos jogos fora), denuncia as mentiras diárias que vão saindo nos jornais (basicamente está a dizer para não os comprarmos), várias vezes a Sportv (basicamente está a dizer para não sermos assinantes), etc. O que recebeu no fim disto tudo foram sempre criticas da CS e muitas das vezes também dos nossos adeptos. Para além disso já podia ter sido ASSASSINADO na época passada quando vinham de Paços de Ferreira.

Eu não quero estar num papel de defensor deste e daquele. Parece-me é que por vezes somos um bocado injustos e por vezes cada um de nós podia fazer mais um bocado pelo nosso clube.

E principalmente muitas das vezes fugimos do essencial e do que nos tem afastado, não de todos, mas de muitos títulos. Esse é o problema que não se resolve à mais de 30 anos. Não se resolve porque nós adeptos somos, e gostamos de lembrar que somos o BENFICA, nesse caso já não fazemos nada. Todas as semanas comemos, viemos mandar uns comentários para meia dúzia de blogs e no facebook, a seguir aos jogos que somos roubados e os corruptos são beneficiados, calamos durante 2 dias, indignamo-nos com a nomeação para a jornada a seguir já sabendo o que vai acontecer, voltamos a calar até ao dia do jogo, constatamos que aconteceu o que se estava à espera e retoma-se o ciclo.

E é mesmo verdade. Andamos à 30 anos nisto... Passam presidentes, treinadores, jogadores (não só no nosso clube mas também no Sporting) e nenhum presta. São todos muito fraquinhos porque só ganham um campeonato de vez em quando.

P.S. - João Pereira agrediu um jogador do Leiria e não foi expulso. Mais uma prova que eles têm medo de nós. O Sporting é uma boa equipa mas não é tão coesa como nós (para além disso os jogos deles com o Braga e os corruptos são logo a seguir enquanto o Benfica para além da deslocação ao Marítimo fica desanuviado por uns tempos).

Tudo isto está certo, mas falando de futebol, porque é que depois do empate nao continuámos a carregar em cima deles?
Porque é que obviamente com o Cardoso a equipa se parte mais porque há uma unidade que não faz pressão? Porque é que o Witsel nao foi substituido? Ah, pois, porque o Matic nao tinha sido convocado. Em vez disso estava lá o Saviola no banco ! Até estou de acordo com a entrada do Amorim, na 1ª parte era o unico sem medo que pegava na bola e furava o campo para abrir linhas de ataque.
Porque é que os ultimos 15m de jogo o Benfica não sai do meio campo? Alem de não se conseguir instalar no meio campo adversario, nem consegue fazer a bola chegar lá.

João Oliveira,

Compreendo o que dizes. E dou-te razão em muita coisa.
Se fomos prejudicados?! Claro! Se é propositado?! Claro!
Mas eu só gosto de falar nisso quando vejo uma equipa por trás a corresponder! Um treinador a corresponder!
E nada disso se viu ontem. Ontem e em muitos mais jogos...

Enviar um comentário