Popular Posts

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Trabzonspor 1 - 1 Benfica 3ª pre eliminatória LC Jogo em chamas


Trabzonspor 1 - 1 Benfica  (1-3)

3ª pre eliminatória da Liga dos Campeões ( 2ª mão)

03 - 08 - 2011




Crónica phant

O Benfica viajava até à Turquia com o pássaro nas mãos e a verdade é que a lógica prevaleceu e a eliminatória nunca esteve em perigo. Perante a anunciada - mas não concretizada - invasão Bordo-Mavililer a Istambul, Jorge Jesus fez avançar Nolito e Witsel para o "onze", deixando Cardozo e o lesionado Enzo Pérez de fora. A estratégia era clara e até a organização foi diferente: recuar linhas com a equipa mais compacta em 4x2x3x1, ter zonas e momentos bem definidos para pressionar e potenciar saídas rápidas para o ataque, aproveitando a mobilidade e velocidade de elementos como Aimar, Saviola, Gaitán e Nolito para fazer um golo e acabar de vez com a eliminatória.

A lição estava, de facto, bem estudada e os encarnados mostraram isso mesmo logo nos primeiros minutos. A equipa dava mostras de saber muito bem o que queria do jogo e quando à passagem do minuto cinco Saviola atirou por cima após boa jogada colectiva, já os benfiquistas tinham a sensação que a noite ia ser tranquila. E a verdade é que o foi. Os turcos tinham pouco espaço para atacar, e o Benfica, apesar de mais retraído, ia criando as melhores oportunidades. Não constituiu, por isso, surpresa, o golo da equipa encarnada. Numa bola parada - lançamento lateral - batida de forma rápida, Emerson descobriu Saviola solto na área e este assistiu o espanhol que rematou enrolado mas fora do alcance de Tolga. Estava feito o golo que a equipa tanto procurava e a tarefa do Trabzonspor ficava agora bastante mais complicada. A equipa turca, porém, não se amedrontou e pouco depois conseguiu mesmo igualar a partida pelo brasileiro Paulo Henrique que, solicitado por Celutska na esquerda atirou a contar perante a saída do impotente Artur. Esperava-se que o golo fizesse crescer os da casa, mas foi o Benfica a continuar no seu registo pausado e seguro e enquanto a partida se aproximava do intervalo a grande oportunidade foi mesmo de Nico Gaitán, que solto na meia direita acabou por colocar a bola junto às malhas laterais. A noite não era do argentino.

Sem arte nem engenho, o Trabzonspor regressou para o segundo tempo sem grande chama e foi o Benfica a estar, novamente, melhor. Grande jogada de Aimar na meia direita, cruzamento atrasado e Nolito, de primeira, a atirar forte para Tolga responder com uma excelente defesa. Estava dado o mote para o que seria uma segunda parte mais que tranquila. Adrian Mierjezewski foi expulso por agressão a Maxi Pereira e pensava-se que o segundo golo do Benfica iria surgir mais cedo ou mais tarde. Era só uma questão de concentração e eficácia no aproveitamento das oportunidades que, inevitavelmente, iriam surgir. Gaitán teve por duas vezes o golo nos pés, não tendo revelado, porém, discernimento suficiente para introduzir a bola na baliza. Já com Jara e Matic em campo, o Benfica mantinha o jogo completamente controlado, tentando explorar da melhor forma os espaços concedidos pela equipa adversária. As oportunidades, essas, iam aparecendo naturalmente com as águias a demonstrarem uma tremenda ineficácia em frente à baliza. Relaxamento a mais, num jogo que estava fácil e convidava a jogadas com nota artística, em detrimento da eficácia. Até ao final, tudo na mesma: o Benfica desperdiçava e o Trabzonspor sobrevivia. Destaque, aos 79 minutos, para um remate à barra de Witsel, a concluir uma excelente jogada entre Franco Jara e Nemanja Matic. O Benfica saía de Istambul com um empate a uma bola e presença garantida no "play-off" de acesso à fase de grupos da Champions League, num jogo em que poderia - e deveria - ter feito mais golos.

Nota positiva para Axel Witsel que encheu o meio-campo com a sua capacidade de passe e de recuperação, constituindo-se como um dos melhores jogadores da partida, e também para Nolito que voltou a decidir com um golo, provando que potenciar o (bom) momento emocional dos jogadores é de facto importante e inteligente. Do outro lado da moeda, esteve Nico Gaitán. O argentino até esteve bastante em jogo, mas não pareceu de todo focado e já é bem conhecida a sua tendência para baixar os níveis de concentração quando as partidas estão fáceis. Ficou ligado ao golo turco (tal como Luisão e Emerson) e perdeu algumas oportunidades claras de golo que certamente irritaram os adeptos, não sendo, no entanto, uma exibição que deva preocupar demasiado. Em suma, obrigação cumprida seguindo-se o "play-off" de acesso à Champions League, ainda sem adversário conhecido. Venha quem vier, chegar à fase de grupos é o que todos ambicionamos.



video com resumo Trabzonspor 1 - 1 Benfica


relatos dos golos do jogo Trabzonspor 1 - 1 Benfica

Relato golo Nolito 19 minutos
http://www.box.net/shared/23dv71bj6moekn27cv17




fotos da partida



















capas jornais






0 comentários:

Enviar um comentário