Popular Posts

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Benfica e os clubes de Madrid

Tal como grande parte dos benfiquistas, fiquei surpreso com a venda do Roberto. Surpreso pelos valores, surpreso pelo clube que o comprou , e surpreso por ser uma saída em definitivo, quando poucos dias antes Jorge Jesus tinha assumido que contava com Roberto para a próxima época.
Após ler os posts dos camaradas papoila aqui, e ter reflectido um pouco sobre a sátira do becken - aqui, dei comigo a pensar na catrefada de negócios que fazemos com os clubes daquela cidade.
Nos últimos anos, nenhum continente nos vende mais jogadores que a América do Sul, sobretudo em países como o Brasil e Argentina, mas é em Espanha, com os clubes da sua capital que mais negócios fazemos.


Na presente temporada, Fábio Coentrão trocou o nosso clube pelo "seu clube de infância", o Real Madrid, e em troca recebemos o valor da sua cláusula, 30 milhões de Euros.
Para o nosso plantel, entrou o central internacional argentino, Ezequiel Garay, adquirindo o Benfica 50% do seu passe por 5 milhões de Euros.

Na época passada as movimentações foram mais intensas.
Roberto esteve no Benfica pouco mais de um ano, e tinha chegado do Atlético de Madrid, por uma verba a rondar os 8,5 milhões de euros. 
Quem também chegou de Madrid há um ano foi Rodrigo e Alípio, no caso destes dois miúdos, oriundos do clube rival, o Real Madrid, e por valores ainda hoje desconhecidos.
Di Maria tinha feito o percurso inverso, saiu a troco de 25 milhões mais dois extras de 5 e 6 milhões de euros relativos a presenças e à sua "performance desportiva". Alguém sabe se recebemos alguma coisa?
Já com a época a decorrer, Sálvio chegou ao Benfica, por empréstimo com opção de compra.
Mais uma vez, o Benfica realiza um empréstimo mas não activa a opção de compra ( Geovanni, Miccoli, Rodriguez, Reyes, Suazo, Sálvio)

Um ano antes, em 2009/2010, as movimentações com Madrid limitaram-se a entradas e apenas oriundas do Real Madrid.
Saviola por 5 milhões de euros e Javi Garcia por 7 milhões de euros foram investimentos incisivos, sendo cada um deles ainda titular no Benfica.
Como curiosidade, o nosso ex treinador, apesar de num negócio que em nada diz respeito ao Benfica, assina pelo Altetico de Madrid

2008/2009 registou dois negócios com clubes madrilenos, desta vez com Balboa a vir para o Benfica por 5 milhões de Euros oriundo do Real Madrid, e Reyes a ser emprestado pelo Atletico de Madrid, ficando o Benfica com opção de compra e 20% do passe na sua mão.
O nosso treinador para essa época, apesar de estar livre quando assinou pelo Benfica, também ele teve um percurso pelo Real Madrid enquanto treinador das camadas jovens.

Na temporada anterior, 2007/2008 ocorre um dos negócios mais estranhos.
O Benfica aceita vender Simão ao Atlético de Madrid a troco de 20 milhões de euros, em mais uma venda abaixo da cláusula de rescisão, acrescendo a este valor, o direito de opção sobre 2 jogadores do Atlético de Madrid.
Que direito era este, nunca ninguém explicou de forma clara, sendo plausível questionarmo-nos se o mesmo já foi activo com Roberto, Sálvio, Reyes, etc...

Teremos que voar no tempo para nos lembrar de mais alguns negócios.

No final da época 2003/2004, o então treinador do Benfica, José António Camacho é vendido ao Real Madrid
Em 2001-2002 Benfica contrata Júlio Cesar
1999-2000 Real Madrid empresta-nos Tote
No início dessa mesma temporada, Hugo Leal troca o Benfica pelo Atlético de Madrid
Dois anos antes Edgar tinha feito o mesmo, desta vez com o Real Madrid.
Na época 1992-93, o Benfica contra Futre ao Atlético de Madrid.

Possivelmente esqueci-me de algum nome, mas nos últimos 20 anos não me recordo de mais nenhum nome, apesar de João Vieira Pinto também ter jogador no Atlético, a sua compra foi feita ao Boavista.
Percebe-se nos últimos anos uma tendência clara nos negócios com ambos os clubes, registando-se negócios excelentes, bons, péssimos e outros que eu pelo menos não consigo qualificar.
Se o Real Madrid tem um problema semelhante ao Benfica no que diz respeito a queimar os jogadores ao 1º erro, tornando-se num verdadeiro cemitério de estrelas, facto que o Benfica tem aproveitado e bem,  já os negócios com o Atlético parecem apenas ser bons para eles.
Deverá esta opção de mercado continuar?
Será que estamos a aproveitar da melhor maneira as aparentes boas relações entre clubes?
Qual vos parece o pior negócio?
E o melhor?

Deixem a vossa opinião na caixa de comentários ou no facebook -  aqui

4 comentários:

Que me lembre falta só o Dani, que veio do Atlético para o SLB

Tinha ideia que tinha vindo do Ajax, não encontrei informações sobre ele

O Dani veio do Ajax para o Benfica no tempo de Vale e Azevedo.
Já com Vilarinho a direção meteu-lhe um processo disciplinar em cima e tempos depois rescindiu o contrato e foi para o Atl. Madrid.
Na altura a FIFA deciciu o processo a favor do Benfica e penso que até hoje não vimos esse dinheiro.

Enviar um comentário