Popular Posts

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Antevisão: Taça de Portugal - FC Porto v Benfica

 

Estádio do Dragão, Porto
Quarta-feira, 2 de Fevereiro, 2011
20:30 GMT

Primeiro jogo das meias-finais da Taça de Portugal, com o Benfica a ter confronto marcado para o Dragão frente ao grande rival Porto. Ambas as equipas chegam fortes a este jogo, pelo que se espera um duelo escaldante entre as duas melhores formações portuguesas. Sabendo que o embate muitas vezes transcende os limites das quatro linhas, espero sinceramente que todas as incidências da partida estejam reservadas para aquilo que se vai passar no relvado e que o Benfica saiba ser competente de forma a trazer um bom resultado para o jogo de volta no Estádio da Luz. O pensamento só pode ser um: marcar presença no Jamor.

11 Provável:

13 Júlio César
14 Maxi Pereira
27 Sidnei
4 Luisão
18 Coentrão
6  Javi Garcia
20 Gaitán
8 Salvio
10 Pablo Aimar
7 Cardozo
30 Saviola

Últimos encontros:

  1. FCPorto 5-0 Benfica - 07/11/2010
  2. FCPorto 3-1 Benfica - 02/05/2010
  3. FCPorto 1-1 Benfica - 08/02/2009


Notas do Jogo:

O Porto abordará este jogo de uma forma muito forte, como sempre faz frente ao Benfica. Acredito que, mais uma vez, será no lado emocional que estará a chave da partida. Se bem conheço André Villas Boas, a equipa portista entrará em campo unida em torno de um objectivo: dedicar uma eventual vitória a Emídio Rafael que se lesionou de forma grave na última partida dos dragões. Dentro desta ideia, prevejo um Porto muito motivado para este jogo e só um Benfica determinado e forte emocionalmente poderá ter hipótese de trazer um resultado positivo. Do lado azul e branco a única dúvida para a partida prende-se com a utilização de Falcao, que tem estado fora da equipa e regressa para este jogo. Alvaro Pereira e o já mencionado Rafa estão também fora do clássico pelo que será Fucile a jogar sobre a esquerda da defesa.

Para o Benfica este jogo pode ser o tónico para uma segunda parte de época muito boa. Os encarnados deslocam-se ao Dragão num momento em que a equipa vem num crescendo de forma, pelo que se espera um clássico mais equilibrado que o de Novembro passado. Do meu ponto de vista, o lado emocional e motivacional do jogo suplantará em importância os aspectos tácticos da partida, pelo que se os jogadores do Benfica entrarem em campo confiantes e concentrados no jogo, um resultado positivo passará a ser automaticamente mais provável. No entanto, é de todo impossível fugir à questão Hulk. Devo dizer que, por princípio, sou contra mudanças tácticas profundas com o objectivo de obter uma melhor adaptação ao adversário ou a um jogador em específico, pelo que jogaria com aquele que tem sido o onze mais forte do Benfica nos últimos jogos - com Sidnei no lugar de David Luiz. Entendo ainda, que qualquer tentativa de limitar Hulk no jogo de mais logo à noite deve ter como foco uma  qualquer nuance estratégia assente no colectivo, e não uma solução individual como aconteceu no último encontro entre as duas equipas. Ainda me recordo da forma elegante e inteligente com que Jorge Jesus parou o poderio ofensivo de Bruno Alves nas bolas paradas  nos jogos da época passada - Carlos Martins bloqueava o jogador longe da zona de decisão, de modo a que este não pudesse sequer chegar a disputar a bola. Será algo nestes moldes que espero para o jogo de amanhã. Jorge Jesus tem a palavra.

Ainda sobre questões tácticas, penso ser fundamental a utilização de Aimar de início, com o jogador a ter um papel fundamental na saída de bola, já que me parece um dado adquirido que, com a ausência de David Luiz, Villas Boas procurará orientar a zona pressionante da equipa de modo a obrigar Luisão, Sidnei e também Javi Garcia a assumir as despesas de construção na primeira fase, potenciando eventuais erros em posse. Este é, aliás, um dos pontos fundamentais da partida: será absolutamente decisivo o Benfica evitar ter perdas de bola em zonas que possibilitem transições rápidas ao adversário, já que os ataques rápidos do Porto são muito difíceis de controlar. De resto, espero acima de tudo um Benfica competitivo a mostrar-se capaz de limpar a má imagem deixada no último clássico. O jogo será complicadíssimo, mas ganha-lo poderá ter um efeito na restante época muito maior do que imaginamos.


Prognóstico: 1-1


Bet365

Benfica +0,5
Over/Under 2,5

Últimas FCPorto



Últimas Benfica



Próximo jogo do Benfica

  1. V. Setúbal v Benfica - 06/02/2011 - 20:15 -  Campeonato Nacional

0 comentários:

Enviar um comentário