Popular Posts

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

As razões do descalabro


PORQUE TEM CORRIDO TÃO MAL A ÉPOCA BENFIQUISTA 
02:50
sexta-feira, 10 dezembro de 2010 por Phant


O Benfica não está bem. Ponto. Não são só os resultados, não é só impressão de quem vê as coisas por fora. Os sinais são demasiado evidentes para não haver um sentimento recorrente de preocupação na nação benfiquista. E a questão que, neste momento, mais eco fará na mente de todos é o porquê de tal ter acontecido depois de uma época tão notável. O que mudou no clube para tão grande diferença de rendimento entre 09/10 e 10/11? Que mistério é esse? É isto que vamos tentar perceber.



O Jogo

O futebol é algo que tem sempre de ser visto sob uma perspectiva de complexidade. Não só pelas características próprias do jogo - aspectos tácticos, técnicos e fisiológicos - mas essencialmente por questões humanas e mentais. Aquilo a que chamamos balneário não é mais que um grupo de homens reunidos para trabalhar em prol de algo que é geral, que interagem e se relacionam entre si, como em qualquer outro tipo de organização. E é logo aqui que, na minha opinião, começam os potenciais problemas.



A Liderança

Não é fácil liderar um grupo alargado de pessoas e eu nunca o fiz. Mas se o fizesse teria sempre de basear a minha actuação como líder em três aspectos: justiça, igualdade, honestidade. Entendo eu, serem estes os três pilares fundamentais para que um líder tenha a confiança dos seus liderados e consiga tirar o maior partido das suas capacidades evitando, assim, que haja motivos para desvios ou faltas de concentração na busca de um objectivo que é comum a todos. 

Todos os dias há questões para resolver no seio de um grupo e se pensarmos numa organização como o Benfica, ainda para mais depois de uma época de sucesso, seŕa fácil concluir que inúmeras situações tiveram de ser geridas. Mas será que o foram da forma mais correcta? Será que se actuou com justiça, se teve palavra e houve igualdade de tratamento? 



Os Factos

- Luís Filipe Vieira afirma no final da época passada que só saem jogadores pela clásula de rescisão.
- Luís Filipe Vieira afirma que só admite negociar um jogador abaixo da cláusula de rescisão.
- Di Maria sai por 25M de Euros mais objectivos. (Cláusula 40M)
- Ramires sai por 22M de Euros. (Cláusula 30M)
- Jorge Jesus, com proposta de outro clube muito vantajosa, pressiona a direcção e consegue uma melhoria muito significativa no seu contrato. 
- Jogadores cuja renovação está prometida há meses continuam sem ver os contratos melhorados.

Os acontecimentos acima descritos são, todos eles, mais ou menos públicos e a partir daqui podemos fazer algumas perguntas. Depois de uma época com uma boa projecção da equipa a nível internacional não terá havido propostas por vários jogadores? Porque saíram uns abaixo da cláusula e outros não? Porque melhorou Jorge Jesus o seu contrato e alguns jogadores continuam à espera? Houve jogadores pressionados a sair? Houve jogadores pressionados a ficar?



Os Resultados

Esta foi, na minha opinião, a principal razão para a época que estamos a assistir. Falta de capacidade para gerir o sucesso de uma equipa. De lidar com as ambições naturais e lógicas de jogadores e técnico, não agindo sob o ponto de vista dos tais princípios de justiça, honestidade e igualdade. Pode não parecer, mas tudo começa aqui. Há todo um desgaste mental que passa depois para o dia-a-dia dos jogadores, para o balneário, para os treinos e para o jogo. Tudo o resto vem por acréscimo. 

E é por tudo isto que me parece que o problema desta equipa do Benfica está longe de ser futebolístico. Ou melhor dizendo, não é um problema táctico (modelo de Jesus) ou técnico (qualidade dos jogadores), é antes mental. Mental porque por mais que queiramos, se um jogador se sentir injustiçado ou triste, de forma consciente ou inconsciente, não vai render da mesma maneira. Porque se uma equipa não jogar de forma alegre e confiante não vai render próximo do seu potencial máximo.  Começasse por actuar de forma mais displicente, comete-se mais erros e, de repente, está-se perante uma crise de confiança e um sentimento de frustração do qual não se tem alma ou capacidade mental para sair facilmente.



A Solução

Jorge Jesus continua, na minha maneira de ver, a ser um excelente treinador de futebol mas parece-me que dá pouca importância ao lado mais mental e motivacional do jogo. Não sei, também, até que ponto o seu estilo de liderança (para além da melhoria astronómica do contrato) não foi causador de conflitos e por isso, em condições normais, não contaria com ele no Benfica para além do final da época.

Reparto, então, responsabilidades entre a direcção e treinador sobre o rumo que a equipa tem levado este ano, mas é muito claro para mim que tudo parte da incapacidade de gerir situações potencialmente geradoras de conflitos por parte de quem lidera acima de todos, o Presidente. Como 2012 não é já amanhã, para o que resta jogar, creio que a solução passa por identificar quem não se sente bem no clube e resolver a sua situação de forma a reforçar o sentimento de união e confiança entre todos. Acredito no poder de um balneário forte. E acredito que só assim o Benfica conseguirá tirar algo (títulos) desta época.

7 comentários:

Já comentei num blog, sem colocar em causa o seu conhecimento técnico-táctico (como o próprio diz) eu tenho a opinião de que ele já não é líder do grupo à muito!! E isso nota-se, desde logo pelo simples facto de ele não dar tantas ordens para dentro de campo como no ano passado. No entanto, desde que fiz este comentário noutro blog até hoje já houve uma melhoria, não sei se alguém o leu, mas eu dizia e continuo a defender, alguém na direcção tem de dar entender que ele é o treinador, de forma eficaz, para que ele volte a ser aquilo que era na época passada, um líder e um bom treinador...não como esta época!! Pois como se diz "não é líder quem quer, é líder quem os outros querem e vêem-o como tal", Jesus era assim no ano passado, mas depois do título perdeu esse papel!!

Concordo consigo naquele aspecto da renovação, isso em termos de liderança reduzi-la; outro aspecto que contribuiu verdadeiramente para essa diminuição foi a despedida de Quim pela TV (isso não acontece em nenhum clube do mundo) e o JJ ter andado de entrevista em entrevista a dizer e a gabar-se de uma coisa que ele, "SOZINHO" não fez!! O BENFICA FOI CAMPEÃO com mérito para Jesus, mas com mesmo e igualmente ou superior mérito para os nosso jogadores e restante equipa técnica!!! Estes dois aspectos somados aquele da renovação contribuiu para a perda de um líder!! Como recuperar JJ o líder, bem isso é difícil, mas a maneira mais fácil é corrigir alguns erros do passado e a direcção e adeptos unirem-se em torno da equipa técnica, pois foi esta que nos devolveu aquele Benfica e, vai ser esta que nos vai levar a novas conquistas.

Termino o meu comentário com uma frase de Sun Tzu que dizia «que o bom líder não é aquele que se vê, que vai à frente, o bom líder é aquele que está atrás» é aquele que conduz todos a um objectivo e no fim as pessoas dizem "nós conseguimos fazer isto", esse é o bom líder segundo Sun Tzu!!

Para ilustrar isto dou um exemplo, Carlos Martins no fim da época passada ou antes do início desta disse "JJ foi o meu melhor treinador", vão lá agora perguntar-lhe isso!!!

Se a resposta for a mesma, é bom sinal, se for outra ... JJ já não é líder de ninguém no SLB!!

Que o Benfica está diferente está!!

Mas como comentei há umas semana atrás num outro blog, o problema deste Benfica, na minha opinião, resume se a perda da liderança por parte de Jorge Jesus!!

Na altura referi que JJ, sem pôr em causa todo o seu conhecimento técnico-táctico(como ele diz), já não é líder, se não repare, que quando ele dá uma ordem para o campo já ninguém lhe liga, que já não passa tanto tempo em pé, a correr de um lado para o outro...o que é que isto quer dizer?
Nada mais do que uma coisa liderança, falta de liderança!! Porque não é líder quem quer, é líder quem
os outros o vêem como tal!! E no Benfica isso não acontece!!

Desde este comentário para cá já notei alguma melhoria por parte de JJ no banco, mas não chega!!

JJ perdeu a liderança, por vários motivos, sendo que os principais para mim são dois, a saber,
primeiro o despedimento de Quim na TV(não acontece em nenhum clube do mundo, isto foi histórico!!)e
segundo em todas as entrevistas que deu após a conquista do título esteve mau como líder!! Isto porque
o título não se deve só a ele, deve-se a ele como líder e a uma basta equipa que o ajudou a alcançar o
título de campeão nacional, ele nunca referiu isso!! Nunca teve uma palavra para a equipa técnica, para
os jogadores...isto contribui em muito para perda de liderança!! Quanto a situação de Quim foi um erro,
como é que foi possível. O que é que os jogadores pensaram depois disto!! A outra é a renovação de contrato,
se bem que aqui...mas não deixa de ser fulcral na perca da sua liderança enquanto líder de um grupo.

Acho e continuo achar que JJ é um bom técnico, no ano passado triunfou, porque era um bom técnico como
é hoje, mas com a vantagem de ser reconhecido como um verdadeiro líder!! Este ano é só técnico!!

Como resolver este problema?? Bem o melhor é a direcção defender-lo sempre dos ataques que surjam de fora!
Dá-se dois sinais, aos jogadores que JJ não tem os dias contados e a imprensa/adeptos que é com JJ que vamos continuar!!

Nós adeptos também podemos dar uma ajuda, não podemos ter memória curta, JJ deu-nos um Benfica que só
na RTP Memória é que o poderíamos ver, e então o que temos de fazer é apoia-lo e demonstrar que estamos com ele!!
Dá-se também dois sinais, um aos jogadores e outro à direcção!! E assim podemos ajudar JJ a ser de novo
o líder, que o foi no ano transacto e que nos leve a novas conquistas no futuro, como espero!!

Se for despedido temos um erro estratégico muito grave!!

Para terminar, deixo uma frase de Sun Tzu «o bom líder não é aquele que vem à frente, é aquele que vem de trás»,
isto é, o bom líder para Tzu é aquele que guia todas as pessoas a um objectivo e que quando o alcançam
esse objectivo todos dizem «nós conseguimos»...e não é o líder a gabar-se do feito!!

Para melhor percepção pergunte hoje ao Carlos Martins se JJ é o melhor treinador que ele teve, no fim da
época passada era dele e de muitos do Benfica..agora se perguntar a um jogador do inter, ou do barça,
vão lhe dizer que o melhor, no primeiro caso será o Mourinho e no segundo o Pep!! Porque além de vencedores,
condição fulcral para ser líder, quando ganham não dizem fui eu!!! Ao invés de Jesus!!


P.S.: Apesar de não ter gostado e ser do contra da contratação de JJ, entre os meus amigos benfiquista, era
o único, agora os papéis invertem-se, sou o único a defender-lo!! Tenho pena que não haja memória nos adeptos!!

Caro Otto,

Obrigado pelo seu feedback e por partilhar connosco a sua visão das coisas.

Em linhas gerais,vou muito ao encontro daquilo que diz embora se debruce apenas numa das faces da moeda.

Muito bom o teu post!
Mais uma vez, parece claro que o principal responsável não é aquele a quem a CS anda a apontar o dedo.

o que os pasquins querem é alarmar... porque é isso que vende! eles já perderam a vergonha, e já nem se esforçam para evitar o ridículo, porque só acertam em 1% das noticias em que falam de saídas ou de compras!

se for considerado que só o Ramires saiu por um valor inferior ao da clausula de rescisão (o que já tinha sido negociado antes dele chegar ao clube, e que terá sido a única forma de o comprar) então a promessa de LFV em só vender um jogador abaixo da clausula será verdadeira. mas também não percebo como são os benfiquistas a atacar um presidente por tentar puxar pelo valor dos seus atletas.

e porque é que falo em só um jogador? porque até ver não é certo que o valor final do Di Maria não seja um valor a rondar os 40M. 25M estão pagos. 10M por objectivos não devem ser muito dificeis já que o Mourinho está no Real e o Di Maria afirmou-se como um dos craques do Real... e depois ainda há o negocio Rodrigo que até ser melhor esclarecido, tudo é possível, inclusivamente a retoma do Real. e porque é que o Real teria aceite fazer um negocio destes? porque assim não inflacionava os passes dos outros jogadores que pretendia e que acabou por comprar...

eu não tenho a certeza do que aconteceu. mas tenho a certeza que ainda é prematuro falar sobre o que ainda está a acontecer.

PS: o comentário anterior era destinado ao post do Kardec ;)

Enviar um comentário