Popular Posts

sábado, 11 de setembro de 2010

Ultrapassados pela realidade

A nação Benfiquista este ano, ainda anda a tentar compreender o que lhe aconteceu. Confesso que tenho estado completamente em choque com o rumo que esta época tem levado, e que começou a seguir logo muito cedo, conforme fui aqui dizendo. Sobranceria, negócios discutíveis, muito dinheiro gasto e nenhum efectivo reforço da nossa capacidade competitiva, a que se somavam estranhas atitudes em campo de jogadores e treinador, não auguravam nada de bom, mesmo na fase das goleadas da pré-época.


Depois do jogo de ontem, o drama não podia ser maior. Nunca o Benfica somou três derrotas nas primeiras quatro jornadas do campeonato, e somando à derrota na Supertaça, vamos com quatro derrotas em cinco jogos oficiais... por aqui se vê que esta época está a ser trágica, e promete não se ficar por aqui. Ontem em Guimarães não há muito para falar de futebol, embora se tenham visto novamente deficiências evidentes na forma de actuar da equipa. Mas aquilo que se viu em Guimarães é apenas mais um campo em que o Benfica foi completamente ultrapassado pela realidade. Com ou sem consciência disso, é a questão.


Olegário Benquerença foi a jogo com um serviço totalmente encomendado. Não há qualquer dúvida, e as palavras não podem ser outras. Por duas vezes os assistentes anularam duas jogadas de golo do Benfica, em lances exactamente iguais ao que deu o 1-0 para o Vitória local, mas aí já com benefício da dúvida para o ataque. Vimos David Luiz e Martins por exemplo levarem amarelos sem sequer cometerem falta, e do outro lado duas bárbaras faltas sobre Coentrão passaram impunes. Javi Garcia foi amarelado por uma conversa cordial e amigável com o assistente, e Cardozo viu-lhe ser aplicada a mesma sanção por ter rematado uma bola para a baliza um segundo depois do apito do árbitro. Luisão foi amarelado por protestar de uma das entradas sofridas por Coentrão, sem sanção. Que dizer de tudo isto?


Cereja no topo do bolo: dois penalties dos mais evidentes dos últimos anos, a passarem em claro. Foi a nota artística de Benquerença.


Os dirigentes do Benfica são grandes culpados por continuarmos, todos estes anos após, a lutar com armas desiguais. Não defendo que se tente chegar às mesmas armas de outros, mas sim a deitar as deles abaixo. Em dez anos de presença no Benfica, além de discursos pontuais como o de ontem em alturas-limite, não têm havido acções concretas da maior instituição portuguesa para por cobro a este estado de coisas no futebol português. Temos de perceber que a inacção do nosso clube tem a sua quota parte de responsabilidades neste estado de coisas que é permitido num país sem lei e sem dignidade. Há culpados por acção noutros clubes, há culpados por omissão no nosso.


Há muita gente ultrapassada pela realidade. Se já escrevi anteriormente sobre as questões futebolísticas, onde de Rui Costa a Jesus, passando por vários jogadores, há muito quem pareça completamente surpreendido com o estado de coisas e sem conseguir sequer esboçar uma reacção. Mas no que toca ao topo do futebol nacional, mais confuso fico... por não saber se também há surpresa, ou se há conivência.


  • A Federação Portuguesa de Futebol tem sido um dos garantes de que o actual status quo se mantém. Tem pouco poder, o pouco que tem é o do patético Conselho de Justiça, ainda recentemente desautorizado pela ADoP. A mudança de paradigma através de estatutos que estejam de acordo com a lei pode ser decisiva para retirar da máfia clubística o poder do futebol português. Mas aqui o que fez o Benfica na pessoa do seu presidente? Atacou o secretário de Estado, que por muito palhaço que seja (e é!), é a única pessoa que tem tentado e que pode obrigar a Federação a adoptar estatutos diferentes. Isto faz algum sentido? Qual o interesse de defender o actual status quo afinal de contas?
  • A Olivedesportos é de há muito a esta parte o garante de todo o sistema. Vale e Azevedo percebeu isso, e rompeu com eles. Os tribunais deram-lhe razão, mas Vilarinho voltou atrás e assegurou mais de uma década de poder a Joaquim Oliveira. Não sejamos parvos novamente, e aprendamos uma das únicas boas lições que Vale e Azevedo deixou no Benfica. Voltar a entregar os direitos de TV à Olivedesportos, ainda que outras empresas possam não oferecer tanto, é um erro estratégico brutal e que perenizará de vez a podridão instalada.
  • De que servem declarações de circunstância contra elementos da Liga, se nos momentos chave o presidente dá a cara por eles, apoia-os publicamente e põe o nome do Benfica em destaque na lista de apoiantes? Quem anda a defender Madaíl, Queiroz, quem acha que Valentim Loureiro é honesto? Sou eu?
Este é o momento para começarem a ser tomadas medidas que afectem o coração do sistema. Não podemos dar mais abébias, e os dirigentes do Benfica têm de acordar. Não consigo compreender como, com tudo à vista, têm "dormido" sempre com o sistema, apenas acordando pontualmente para falar aos microfones. Mas falar não chega, é preciso agir, e é preciso romper com tudo isto.


Romper com os financiadores de tudo isto. Romper com empresários que gravitam no futebol, que ganham algum dinheiro connosco mas que na hora decisiva nos voltam as costas e são os primeiros a fornecer armas ilegais a nossos concorrentes. É hora de romper com a estrutura organizacional do futebol. Exigir uma Federação mais limpa, tratar de uma candidatura séria de alguém nosso aquele organismo. É altura de boicotar tudo na liga... até medidas justas que sejam propostas, só para ter sempre caos e polémica nas reuniões e assembleias-gerais. Não comparecer a eventos da Liga, normalmente destinados a promover patrocinadores. Não se fazer representar na tribuna de estádios alheios. Boicotar toda a imprensa que não diga o que nós queremos (não se trata de boicotar só a que é parcial contra nós... é mesmo toda a que não diga o que nos agrade!). Há centenas de medidas que podem ser tomadas, que arrastarão o futebol português para o caos, para a anarquia, que semeiem o pânico e a confusão nas pessoas que ainda há 10 anos estavam que nem baratas tontas a perceber o que lhes tinha acontecido e o que lhes ia acontecer sem o contrato dos direitos de TV do Benfica.


Já chega de sermos nós os ultrapassados pela realidade. É hora de provocarmos algo que ultrapasse toda esta teia de influências e de crime que o futebol português sustenta. Não admito mais conversa fiada sem acções. Se a direcção do Benfica é realmente composta por Benfiquistas que sofrem como qualquer um de nós com o clube, não poderão mais ignorar coisas vitais como a absoluta necessidade de não renovar com a Olivedesportos.


Nós, sócios, devíamos começar também a fazer pressão para algumas destas coisas passarem à prática. É hora de tocar a reunir. A direcção tem que dar o primeiro passo. Um objectivo claro, com medidas claras, com o envolvimento dos adeptos na questão a ser também transparente para todos, e tenho a certeza que adeptos e sócios acompanharão a direcção do seu clube nesta "intifada" contra o Sistema. Mas se, por outro lado, não virmos acção para quebrar definitivamente com este estado de coisas, vamos ter de exigir mudança também cá dentro. Expurgar males interiores para atacares males exteriores é inevitável, se os houver.

19 comentários:

bua bua faz a tua mãe ó palhaço anonimo!

Excelente texto.

miséria de árbitros portugueses...

eu axo que se devia avançar com os arbitros extrangeiros.

nao quero tirar as pessoas deste blog mas gostava que viessem ver eset blog:

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/

A maior força do Sport Lisboa e Benfica é a imensa chama de apoiantes, a Direção que aproveite essa força para impor a isenção desportiva no Desporto em Portugal.
Unidos venceremos, não há dúvidas.
Força Benfica!
e pluribus unum

Este post devia ser de leitura obrigatória.
Está mais que na hora para dar um murro na mesa e de uma vez por todas fazer estes tipos sentir o poder do Benfica.
Somos 6 milhões?
Somos assim tão poderosos?
Façamos valer este estatuto.

Porque não nos juntamos e levamos esta ou outra proposta parecida a uma assembleia de sócios?

Será que os blogues servem apenas para chorar sobre o leite derramado ou temos alguma capacidade de acção?

Saudações benfiquistas!

Mais uma vez fantástico trainmaniac

Ponto prévio, excelente artigo, dentro do que me habituaram, aparte do que escrevo de seguida concordo na sua essência.

Não creio que possamos, ou melhor dizendo, não creio ser justo assumir que a atitude da Direcção de LFV vem sendo de inércia, de inacção e que tem a sua quota parte de responsabilidades. É certo que tem ao seu alcance fazer mais e melhor, aliás como todos nós benfiquistas, mas não desvalorizaremos a mediática “caça aos gambozinos” que afinal de contas existiam, como apenas e só o Youtube demonstrou. Alguém pediu desculpa a LFV por ter sacrificado a vida pessoal e ser exposto ao ridículo? Alguém volta atrás no que disse a respeito de serem meras desculpas de derrotados? Certamente que não.

Como o autor, fiquei surpreendido com o ataque ao Secretário de Estado pelo timing em que veio. Contudo, bem vistas as coisas, onde esteve ele num dos períodos mais conturbados do Futebol Português? Onde esteve a figura proeminente que necessitávamos, alguém que segurasse as rédeas e equilibrasse todo(s) o(s) processo(s)? Acreditar que Laurentino Dias pudesse operar uma viragem será efectivamente tanto ou mais contraproducente do que subestimar o alcance das declarações de LFV. Aceito pois que o alarme despertador das declarações do Presidente do SLB possa acordar o Secretário de Estado em tempo oportuno, já vai tarde e a más horas.

E nessa utopia inacção que esperamos ver tranmformada em proactividade, acredito que Laurentino Dias possa de alguma forma trazer Hermínio Loureiro até à cadeira presidencial da FPF, ele que tantas provas deu e a tantas pressões resistiu no comando da LPFP. Acredito (e admito que me chame lírico) que o CA possa vir a ser chamado ao comando da FPF, assim como os demais orgãos, chamando assim o Futebol Português à tutela do imparcialismo de Hermínio Loureiro, um sportinguista ético. Ademais, acredito no desmantelamento do poder das Associações que tantos dissabores vêm dando ao Futebol Português, como aliás constatámos nessa dita homenagem sui generis ao “estimado” Olegário Benquerença... em tempo oportuno.

No aspecto relacionado com Joaquim Oliveira e o facto de se ter «assegurado mais de uma década de poder» ao mesmo, seria complicado que tal não acontecesse, até porque como sabemos a decisão dos tribunais é soberana, e ter havido abertura para pagarmos “a dívida” de Vale e Azevedo da forma como pagámos, não foi nada mau. Doravante veremos o que vai acontecer, LFV decerto compreenderá que a não renovação dos contratos televisivos com os ditos implicará a falência dos mesmos, e decerto tomará a decisão que melhor defenda os interesses do Sport Lisboa e Benfica. Mentalizemo-nos do seguinte, mais do que gostar do FC Porto, Oliveira gosta de dinheiro.

Quanto a defender os ‘moribundos’ Madaíl e Queiroz, não devemos ver isso com maus olhos, aliás eles já vão a caminho da porta da rua, quero por isto dizer que já não fazem mal a ninguém. Os alvos agora devem ser outros Laurentinos.

Grande abraço.

Ponto prévio, excelente artigo, dentro do que me habituaram, aparte do que escrevo de seguida concordo na sua essência.

Não creio que possamos, ou melhor dizendo, não creio ser justo assumir que a atitude da Direcção de LFV vem sendo de inércia, de inacção e que tem a sua quota parte de responsabilidades. É certo que tem ao seu alcance fazer mais e melhor, aliás como todos nós benfiquistas, mas não desvalorizaremos a mediática “caça aos gambozinos” que afinal de contas existiam, como apenas e só o Youtube demonstrou. Alguém pediu desculpa a LFV por ter sacrificado a vida pessoal e ser exposto ao ridículo? Alguém volta atrás no que disse a respeito de serem meras desculpas de derrotados? Certamente que não.

Como o autor, fiquei surpreendido com o ataque ao Secretário de Estado pelo timing em que veio. Contudo, bem vistas as coisas, onde esteve ele num dos períodos mais conturbados do Futebol Português? Onde esteve a figura proeminente que necessitávamos, alguém que segurasse as rédeas e equilibrasse todo(s) o(s) processo(s)? Acreditar que Laurentino Dias pudesse operar uma viragem será efectivamente tanto ou mais contraproducente do que subestimar o alcance das declarações de LFV. Aceito pois que o alarme despertador das declarações do Presidente do SLB possa acordar o Secretário de Estado em tempo oportuno, já vai tarde e a más horas.

E nessa utopia inacção que esperamos ver tranmformada em proactividade, acredito que Laurentino Dias possa de alguma forma trazer Hermínio Loureiro até à cadeira presidencial da FPF, ele que tantas provas deu e a tantas pressões resistiu no comando da LPFP. Acredito (e admito que me chame lírico) que o CA possa vir a ser chamado ao comando da FPF, assim como os demais orgãos, chamando assim o Futebol Português à tutela do imparcialismo de Hermínio Loureiro, um sportinguista ético. Ademais, acredito no desmantelamento do poder das Associações que tantos dissabores vêm dando ao Futebol Português, como aliás constatámos nessa dita homenagem sui generis ao “estimado” Olegário Benquerença... em tempo oportuno.

Ponto prévio, excelente artigo, dentro do que me habituaram, aparte do que escrevo de seguida concordo na sua essência.

Não creio que possamos, ou melhor dizendo, não creio ser justo assumir que a atitude da Direcção de LFV vem sendo de inércia, de inacção e que tem a sua quota parte de responsabilidades. É certo que tem ao seu alcance fazer mais e melhor, aliás como todos nós benfiquistas, mas não desvalorizaremos a mediática “caça aos gambozinos” que afinal de contas existiam, como apenas e só o Youtube demonstrou. Alguém pediu desculpa a LFV por ter sacrificado a vida pessoal e ser exposto ao ridículo? Alguém volta atrás no que disse a respeito de serem meras desculpas de derrotados? Certamente que não.

Como o autor, fiquei surpreendido com o ataque ao Secretário de Estado pelo timing em que veio. Contudo, bem vistas as coisas, onde esteve ele num dos períodos mais conturbados do Futebol Português? Onde esteve a figura proeminente que necessitávamos, alguém que segurasse as rédeas e equilibrasse todo(s) o(s) processo(s)? Acreditar que Laurentino Dias pudesse operar uma viragem será efectivamente tanto ou mais contraproducente do que subestimar o alcance das declarações de LFV. Aceito pois que o alarme despertador das declarações do Presidente do SLB possa acordar o Secretário de Estado em tempo oportuno, já vai tarde e a más horas.

E nessa utopia inacção que esperamos ver tranmformada em proactividade, acredito que Laurentino Dias possa de alguma forma trazer Hermínio Loureiro até à cadeira presidencial da FPF, ele que tantas provas deu e a tantas pressões resistiu no comando da LPFP. Acredito (e admito que me chame lírico) que o CA possa vir a ser chamado ao comando da FPF, assim como os demais orgãos, chamando assim o Futebol Português à tutela do imparcialismo de Hermínio Loureiro, um sportinguista ético. Ademais, acredito no desmantelamento do poder das Associações que tantos dissabores vêm dando ao Futebol Português, como aliás constatámos nessa dita homenagem sui generis ao “estimado” Olegário Benquerença... em tempo oportuno.

No aspecto relacionado com Joaquim Oliveira e o facto de se ter «assegurado mais de uma década de poder» ao mesmo, seria complicado que tal não acontecesse, até porque como sabemos a decisão dos tribunais é soberana, e ter havido abertura para pagarmos “a dívida” de Vale e Azevedo da forma como pagámos, não foi nada mau. Doravante veremos o que vai acontecer, LFV decerto compreenderá que a não renovação dos contratos televisivos com os ditos implicará a falência dos mesmos, e decerto tomará a decisão que melhor defenda os interesses do Sport Lisboa e Benfica. Mentalizemo-nos do seguinte, mais do que gostar do FC Porto, Oliveira gosta de dinheiro.

Quanto a defender os ‘moribundos’ Madaíl e Queiroz, não devemos ver isso com maus olhos, aliás eles já vão a caminho da porta da rua, quero por isto dizer que já não fazem mal a ninguém. Os alvos agora devem ser outros Laurentinos.

Grande abraço.

Desculpem os duplicados, tive aqui uma série de erros e parti do princípio que não tinha sido submetido. Abraço.

Parabéns pelo post.
Quanto ao jogo de ontem, foi o maior roubo de igreja !!!!
Contudo a dualidade de critérios em nada é inedita. Basta recordar a época transacta. So que nessa época, O Benfica marcava ! Ja sabemos que têm que marcar goleadas para serem validados alguns. E quem nao marca ainda sofre mais.


Ela.

Penso que é fundamental os sócios aparecerem nas AGs do Benfica para exporem ideias do género das que expus no meu texto. A direcção tem de dar o pontapé de saída para a batalha, mas nós também podemos dar ideias e pressionar para se agir de determinado modo!

ultrapassados por uma triste realidade :/

Enviar um comentário