Popular Posts

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Plenário dos Orgão Sociais

Vai acontecer hoje.
E há quem diga que o Benfica vai dar um murro na mesa.

Basicamente fala-se:
1- Não comparência na Taça da Liga.
2- Não comparência dos adeptos nos jogos fora.
3- Negociação com a Olivedesportos.


De todas estas alíneas, uma poderá fazer sentido porque afectará directamente a relação Benfica e a Liga que foi eleita recentemente, com o voto favorável do Benfica.
Será um contra-senso enorme, passada 3 jornadas assumir essa posição. No imediato e pondo por hipótese tal atitude, estaria o Benfica mais uma vez a menorizar um troféu oficial, ao jeito do que fez com a Supertaça à posteriori.
Para lá das receitas envolvidas, é a Taça da Liga uma prova que permite rodar jogadores mantendo-os em forma para que possam entrar em competições maiores.
Mas de facto o seu abandono precoce, ou a não presença marcará uma posição. Se terá efeitos práticos, isso serão contas de outro rosário.

A não comparência de adeptos nos estádio que não o nosso, seria simbolicamente um acto forte, mas ferido de honestidade para com os sócios e adeptos do Benfica que compõem a manta que cobre Portugal de Norte a Sul.
Distamos sensivelmente dos extremos a Lisboa 300km, nem sempre eles podem cá vir para no seu Estádio verem a sua equipa jogar. Por isso, embora saiba que muitos aceitariam, iríamos ter um campeonato atípico, sem o apoio fora de portas dos nossos adeptos.
Seria demagógico se o Benfica começar a ganhar, sair um qualquer comunicado a dizer:

- A partir de agora a Direcção da BenficaSAD informa que já podem os adeptos começar apoiar fora de portas o Clube.

Não me parece viável, porque o Benfica sempre foi o todo e não a parte, e pedir-se para não ir ao todo e restringir-se só a uma parte, é redutor.

Por último fala-se da negociação com a Olivedesportos.
Bom, este assuntos esgota-se antes de se iniciar, com as relações de amizade que amparam no exterior, a relação entre ambos os Presidentes das Instituições.
Não é estranho o facto de desde Junho se ter deixado o assunto em banho-maria, quando os nossos rivais Porto e Sporting, partiram para uma renegociação que os permitiu preparar com alguma verba, os reforços da época 2010/2011.
Tem o Benfica que negociar bem os direitos de transmissão? logicamente.
Não poderá falhar, mas não me parece plausível encetar posições de dureza a quente e depois beber umas sagres e esquecer tudo. Aliás, não convém esquecer a "Sagres" e o contrato prolongado no tempo que visava financiar também as modalidades amadoras do Benfica e a situação até há pouco tempo estava num limbo, mas isto só como ressalva.

E meter as negociações com a Olivedesportos no mesmo saco que visa marcar uma posição de força com a LIGA, a FPF e o Secretário de Estado do Desporto, é misturar alhos com bugalhos, ou não definir bem estratégias.

Por isso, embora interiormente gostava de ver acção e de menos murros na mesa só para fazer barulho e espalhafato, não me parece que se possa no imediato pressionar muito mais, até porque, ao que se diz, o Vítor Pereira e o Fernando Gomes anteciparam-se e disseram que não gostaram do que viram em função da nota negativa dada pelo observador do jogo ao Sr. Olegário Benquerença, retirando a Luís Filipe Vieira o direito de agir, por não haver sido uma tomada de posição por parte da Liga de Clubes.

Logo veremos o quão proveitoso e o que de objectivo sairá desta reunião de emergência dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica.

Um Abraço do Papoila Calmante, e até logo.

Saudações Benfiquistas

3 comentários:

A grande questão tem de ser o contrato com a Olivedesportos... mas aí, como dizes e bem, não acredito que nada de relevante seja feito.

Caríssimo, se forem essas as medidas eu concordo com todas, aliás, eu já pratico a 2a. Moro no Porto, sou sócio do SLB e só vou ver jogos ao Estádio da Luz, nem que seja só 1 por ano. Não dou dinheiro a outros. Mas isto é politica pessoal. Os outros clubes jogam sem adeptos fora de casa e se tiverem de ganhar ganham, não é por irem 100 ou 100 000 que lhes vai fazer diferença. Pelo menos não com esta, já notada, certeza que estão a prejudicar-nos com toda a intenção.

Estádio da Luz fora da candidatura ao Mundial.
Já!

Enviar um comentário