Popular Posts

domingo, 26 de setembro de 2010

O Benfica é nosso!

Depois deste jogo fora, deste primeiro jogo fora depois de se ter pedido aos sócios e adeptos para não irem, há que falar sobre o assunto.

Bem sei que os Dirigentes, aliás Rui Costa veio afirmar que o pedido do Comunicado, lido por Luís Nazaré para que os sócios não marcassem presença nos jogos fora, foi uma atitude pensada pela Direcção do Benfica, não foi tomada precipitadamente.

Convém lembrar que o Benfica é Nacional, é uma mancha que cobre Portugal Continental, as Ilhas e além fronteiras, por isso este pedido não pode ser visto como uma atitude direccionada aos sócios e adeptos de Lisboa.
Se dissessem aos sócios e adeptos de Lisboa, "meus amigos, vejam só os jogos aqui na Luz e não acompanhem a equipa pelo resto do País" ... talvez fizesse sentido, mesmo assim, para mim nunca nada disto fará sentido.

Mas o Benfica é festa, é romaria, é acima de tudo, um dia diferente quando ele está presente. E por isso é difícil de pedir «não vão» a quem anseia pela sua visita.

Se, como afirmaram os dirigentes do Benfica, nomeadamente Rui Gomes e Silva, que esta acção visava inferiorizar todos os pequenos clubes que sobrevivem pela única e financeiramente injectiva visita que o Benfica lhes faz por ano, razão pela qual se contabiliza essa receita como salvadora, então, se isto é assim, não é menos verdade que sempre o foi.

Foi quando Luís Filipe Vieira estava no Alverca, e era compadre de Pinto da Costa e alinhava com o sistema, e esfregava as mão de contente com a visita do Benfica porque financeiramente para o Alverca era importante, foi e ele sabe disso, e desde que foi convidado por Vilarinho para vir trabalhar para o Benfica, sempre soube que assim era.

Então falamos em quase uma década, em que Vieira demorou a pedir esta inovadora atitude aos sócios e adeptos do Benfica. Diz agora Vieira, que muito tem feito para defender o Benfica e que chegou a vez dos Benfiquistas defenderem o Benfica.

E fazem Sr. Presidente, fazem pagando as quotas por vezes com sacrifício, fazem pagando bilhetes na Luz a um preço pornográfico, e fizeram confiando nas suas capacidades e do seu Departamento Jurídico para combater esse mesmo sistema na UEFA, quando tiveram tudo nas mão e falharam.

Falharam, por isso o pedido de desespero, pensando Vieira que se usam os sócios a adeptos do Benfica, como se fossem um teatro de marionetas, em que ele, numa atitude limite, tenta com esse boicote, mostrar ao mundo do futebol, que os Benfiquistas fazem cegamente o que ele e a sua Direcção lhes pede, numa clara presunção de liderança sul-americana que pensa ter, mas que estará sempre condenada ao insucesso.

Falhou portanto ontem a demonstração televisiva da capacidade de controlar e manipular a paixão pelo Benfica em prol dos seu interesses.

Falhou porque era visível na extensa comitiva da Benfica SAD que chegou ao Funchal, que só os sócios e adeptos é que teriam que tomar uma posição hostil contra neste caso as gentes do Marítimo, enquanto as Direcções de Marítimo e Benfica, lideradas, respectivamente, por Carlos Pereira e Luís Filipe Vieira, almoçaram ontem no Hotel Quinta do Estreito. Oportunidade para o habitual convívio antes dos encontros em que ambas as formações participam, até porque as relações entre os dois clubes primam há vários anos pela proximidade, todos sabem.

E quando Luís Filipe Vieira, os administradores Rui Costa, Rui Cunha e Rui Gomes da Silva, os vice-presidentes Alcino António e Domingos Almeida Lima, o vogal do conselho fiscal Afonso Henriques, O Dr. Paulo Gonçalves do Dep. Jurídico, o Director de Comunicação e o Diretor-geral João Salgado ... estão no convívio, então desculpem lá, mas os sócios e adeptos do Benfica e do Marítimo também tiveram direito a dividir a sua "Poncha e prego no pão do caco", numa já tradicional e centenária prática Benfiquista.

Lógico que as bancadas que estavam abertas, tinham centenas de Benfiquistas, havia camisolas do Glorioso, havia o cachecol do Glorioso ao pescoço ou esticado entre dois braço erguidos e até uma enorme Bandeira do Sport Lisboa e Benfica, que é como quem diz, «Senhores da Direcção do Benfica, connosco adeptos do Benfica, contem sempre para apoiar a equipa e jogadores, assim como esperamos, tal como aconteceu ontem, que os jogadores quando são substituídos aplaudam a nossa fidelidade, e saibam que estaremos sempre lá, faça sol, chuva ou granizo, seja de tarde ou de noite».

Ficou mal na foto Vieira, mas ele não se preocupa, ou não tivesse ele pedido antecipadamente ao Luís Nazaré, para ser ele a ler o comunicado que emanou da reunião onde o Presidente do Sport Lisboa e Benfica esteve presente.

Sabia de tudo portanto, mas o passo à frente ... isso é para poucos!

E convenhamos, o pedido era solene, e nessas coisa do pedido aos sócios, os grandes Presidentes do Benfica sempre se dirigiram sem receios aos mesmo não se escondendo nunca. Nisso Vieira foi o primeiro a ter medo de pedir aos sócios para ir à luta.




Abraço do Papoila Calmante

P.S. O Relatório de Contas que estaria disponível para consulta desde dia 22 ainda não está, fosse quem fosse lá pedir, não deram, mais uma vez com seriedade e para que pudesse ser bem estudado por quem quer antes da AG de dia 30, não foi possível.

Essa, é mesmo a intenção da Direcção de Luís Filipe Vieira, todos nós entendemos, aliás porque todos os anos tem sido assim, mas está escrito que não pode ser assim Sr. Presidente, há que ser sério.

«Artigo 37º
Consultas dos sócios

1. O orçamento, o relatório de gestão, as contas do exercício e os documentos referidos no nº 1 do Artigo 35º e nº 1 do Artigo 36º devem ficar à disposição dos sócios, na sede do Clube e nas horas de expediente, a partir do oitavo dia anterior à data designada para a realização da respectiva Assembleia Geral.

22 comentários:

a pessoa que escreveu isto nao gosta do benfica

eu nao comprende como uma pessoa destas escreve isto porque deve ter enveija do presidente

o benfica e muito maior aquilo essa pessoa escreveu porque e que ele nao vai para presidente e fazer como o vale azevedo fez tal ves seja melhor para essa pessoa que escreveu este artigo

Acho imensa piada a este anónimo que finge ser três pessoas diferentes, mas pelas horas dos comentários não enganas, meu idiota.

Excelente post, como é hábito.
Quanto à assembleia-geral, a desconsideração por nós é tão grande, que eu vou abdicar de lá voltar enquanto os donos do Benfica forem os actuais.
Não são sérios, não são honestos, não são frontais, não são dignos, e hão-de arder no inferno. Tenho dito.

Eu não irei aos jogos fora, e vou ter aqui alguns perto da minha zona.

Estou absolutamente de acordo com a direcção neste aspecto.

patriarca
Concordo em parte com o texto mas não podemos criar situações de afastamento dos Benfiquistas do SEU AMADO CLUBE.
É por essas e outras razões que os porcos diminam tudo, porque comentários e ideias como esta DIVIDEM os Benfiquistas em vez de os UNIREM.
Temos TODOS em unissono puxarmos para o mesmo lado, para o lado da DEFESA do Benfica e não TENTAR AFASTAR os Benfiquistas. Nestas alturas não podemos estar com DIVISIONISMOS mas sim com a AGLUTINAÇÃO dos Benfiquistas.
Vamos TODOS apoiar o Benfica, divisionistos não, porque para isso já bastam os NOSSOS INIMIGOS, mas pelos vistos também os há e muitos que se DIZEM BENFIQUISTAS e depois só clamam contra a direcção e contra os outros Benfiquistas que querem que tudo corra bem.

Em primeiro lugar é pura cobardia fazer comentários de uma forma anónima. Quando diz que o Benfica é nosso gostaria de conhecer o nº de sócio deste brilhante escritor. Provavelmente utiliza esta capa para esconder sentimentos de inveja dos dirigentes do SLB, ou talvez seja um futuro candidato milagreiro que salvará o nosso Glorioso. Os verdadeiros BENFIQUISTAS devem ajudar a combater o SISTEMA CORRUPTO que mina as estruturas do futebol em Portugal, e se necessário for a abstinência aos jogos fora da Luz assim seja.

Depois do jogo de ontem a unica coisa que este "glorioso" blogue tem a dizer é este chorrilho de maledicência? Como ganhámos o melhor é falar do comunicado e do estado do tempo e do raio que parta o Luis Filipe Vieira. Quando o Eterno Benfica (que está longe de ser um blogue conotado com a direcção) expulsa esta papoila calmante está tudo explicado. Olha, tomem Rennie que isso melhora um bocado.

Curioso, que também só vejo comentários do senhor Carlos Alberto nos posts do Papoila, relativizando tudo aquilo que se faz e escreve por aqui.

Ainda mais curioso é a passividade com que os leitores ignoram este post, inclusivamente o P.S. do autor, contrapondo o com supostos sentimentos de inveja!

Inveja de quê?

Eu tambem sou contra a decisao de não haver adeptos nos jogos fora, terei inveja?

E mais, se somos nós benfiquistas que temos de dar o exemplo de uniao...nao seria proveitoso que os invejados se juntassem aos adeptos no movimento?

Ja elogiei o Senhor Presidente e voltarei a faze-lo quando for necessário! Mas se for caso, critico-o...porque estar com o Benfica e unido com os restantes adeptos é independente de fazer uma critica compreensivel a quem nos dirige!

Uma ideia tão básica, que pelos vistos, custa a entender!

Becken, ainda dá resposta a essa gente?

Caro Papoila Calmante não com-preendo essa tua obcessão pelo LFV.Mesmo se os teus propositos têm(poderão ter)fundamento,acre-
dita que é desagradàvel ver-te a bater sempre na mesma tecla.Se hà
alguma coisa pessoal não comento;
mas se não é...!com respeito aos
imcumprimentos dos estatutos,es-
creve à Direcçao da Assembleia e
explicas o caso.Eu subscreverei
para que o apuramento dos resul-tados financeiros sejam transmi-
tidos aos socios antes da Assem-
bleia.Voltando ao LFV,tem um ego
sobredimensionado e como tem pouca instrução não o consegue sequer esconder; mas não vejo
que seja motivo para tanto ata-
que.Zanguei-me bastante com o começo do campeonato e vi, como
aqueles que vêem, que o SLB estava mal preparado fisica e tà-
ticamente.O JJ disse aos jornais
que os jogadores que ele esperava
não vieram mas nesse caso ele devia ter optado por outra tàtica
e talvez não tivéssemos perdido tantos pontos.Sem contar o caso do Roberto, que veio por aquele preço e aparentemente não tinha
um minimo de noções de como se é
Guarda-Redes,razão pela qual puseram-lhe 2 treinadores em cima e os resultados estão à vis-
ta.E nestas coisas que eu acho teu(e dos outros) dever de salientares,porque isto para mim
é amadorismo de primeira classe.
Eu gosto de ler(estou em Paris)os
teus artigos, mas francamente,es-
creves de uma maneira tão acerbe,
que muitos adeptos e socios jul-
gam que é um cavalo de batalha teu, contra o LFV. Eu não vejo,
no quadro actual,alguém para substitui-lo,apesar de saber que
hà melhores.Qurerão esses melhores,na altura apropriada, (eleições...)candidatarem-se?Usa do teu pseudonimo para Acalmares o debate sem te privares,claro, de ferroar o que fôr mal feito;
mas tens de ter a noção que aos nossos inimigos(SCP/FCP)basta
ler alguns 'sites'do SLB para te-
rem sempre noticias frescas.

Humberto,

Um abraço antes de tudo, de facto sou uma pessoa que nunca tolerei a presença de Vieira, porque infelizmente conheço a sua trajectória antes de entrar no Benfica, mesmo antes de entrar no Alverca. No Benfica, fui sempre contrário ao destruir do maior Estádio da Europa, por isso não lhe reconheço obra, e muito menos a nível desportivo porque em 10 anos com o Departamento de Futebol nas mãos, fomos campeões 2 vezes.

Eu sei que é chato escrever e poderem outros lerem, mas é um direito que me assiste expressar o meu descontentamento pelo Presidente do meu Clube não ser do meu agrado. O Clube eu apoio, os dirigentes que lá estão não.
No entanto queria respeitá-los um pouco mais, mas não dá pelos sucessivos atropelos aos estatutos, o que se prova novamente com isto de se ter que ter o Relatório Contas obrigatoriamente para consulta 8 dias antes da Ag e mais uma vez não há. Todos os anos é isto, ele acha que o Benfica é dele, eu acho que não. Quanto a se encontrar alguém sério para vencer e ser o novo Presidente, lá chegará o dia, tenho a plena convicção disso.

Cumprimentos

Quem conhece o Papoila, certamente se lembra dos seus posts muito bem elaborados em que falava sobre o Benfica e as suas motivações.
Hoje em dia sente-se tal como muitos benfiquistas revoltado com o caminho traçado por LFV.
É natural que se foque nesse tema.
Por mim falo, tenho saudades dos tempos em que se focava menos no assunto Vieira.
Faça lá um esforço e brinde-nos com os seus fantásticos posts sobre a epopeia benfiquista!!!

É uma opinião, muito bem apresentada, perfeitamente defensável, exigível de todo o respeito, conquanto possa não ser, e não será, partilhável por todos os Benfiquistas.
De resto, penso que o seu autor é contra unanimismos, até por ser Benfiquista.

Pela minha parte, lida ela com gosto, só tenho um reparo.
Tendo-se tratado de uma reunião e de uma posição assumida por todos, repito, todos os órgãos sociais, o natural é que o documento formal dessa posição seja lido pelo Presidente da Assembleia-Geral.
Não esquecer que a Assembleia-Geral é o órgão máximo do Sport Lisboa e Benfica.

Saudações Benfiquistas

vai chamar idiota a quem te fez as orelhas jnf

Caro ZiaboO (não o trato por Senhor porque não sei o seu nome, senão tratava) Tem de se comentar por pacote? Ou se comentam todas ou não se comenta nenhuma? Por acaso o que afirmou não corresponde à realidade mas mesmo que assim fosse...

O senhor tal como qualquer visitante comenta o que entender, e como compreenderá, nós no blog ficamos satisfeitos pois promove uma positiva interacção entre quem escreve e quem lê.
No caso concreto em que me dirigi a si, apenas o fiz porque senti que estava a por em causa tudo o que se faz no chama gloriosa, apenas porque o Papoila entende focar os seus posts em assuntos directamente ligados com a direcção...e você não gosta.
Somos uma equipa de 8 membros e cada um vê o Benfica à sua maneira e actua de forma diferente, mas sempre na perspectiva de "dar" algo positivo para o Benfica.
E dar algo positivo não quer dizer que se tenha que estar sempre a falar de coisas boas...
nem tão pouco ignorar as más.

Devias era ter repetido esse comentário 3 vezes, assim perdes credibilidade.

eu so dei a minha opniao sobre este artigo este senhor ou diz que e nao tem que me chamar idiota porque eu nao o viu narcer e para aproxima eu mando mas e para outro lado

Enviar um comentário