Popular Posts

domingo, 19 de setembro de 2010

Máquina do Tempo - derbies Benfica - Sporting (III)

Para terminar esta série da Máquina do Tempo - derbies Benfica - Sporting, decidi escolher o jogo mais decisivo nos últimos tempos: o realizado em 2005.

Em 2004/2005 assistimos ao campeonato mais equilibrado nos últimos 25 anos, parecia até que ninguém queria ser campeão, uma vez que ora um dos grandes ganhava a partida por 4-0 ou 5-0, como podia perder estonteantemente no jogo a seguir. Sobretudo isto verificava-se com o Sporting de José Peseiro, uma equipa que jogava muito bom futebol mas que era irregular.

Ao invés, o Benfica de Trapattoni, com um futebol feio, defensivo e calculista - verdade seja dita, o plantel à sua disposição não dava para muito mais - lá se ia mantendo na perseguição a FC Porto e Sporting, chegando mesmo a ter uma vantagem de 6 pontos perto do final do campeonato. Mas uma série de resultados negativos - derrota em Vila do Conde, empate em casa com o Leiria, derrota em Penafiel - fizeram, a 2 jogos do fim, estar em igualdade pontual com o Sporting!
Na classificação, Sporting 61 pontos, Benfica 61 e FC Porto 58.






À partida para este jogo, portanto, tinhamos um Sporting muito moralizado - ainda para mais ia disputar uma final europeia a seguir - e um Benfica algo descrente, parecendo que ia deixar escapar uma grande oportunidade para ser campeão, ao fim de 10 épocas a seco.

Porém os adeptos, e bem, encheram-se de fé, e lotaram o novo Estádio da Luz. Todos os condimentos reunidos então para termos uma boa partida de futebol.




Acabou por ser um encontro demasiado tenso, dado que quem perdesse deixaria de ter hipóteses de ser campeão, já o empate seria mais vantajoso para o Sporting - ficaria a depender de si para ser campeão - e a derrota benfiquista significaria o título para a equipa leonina.

Naquele final de tarde de 14 de Maio de 2005, houve uma primeira parte com duas equipas em expectativa, com maior pendor porém para o Benfica, mas sem grande consequência.

Na segunda parte e à medida que o jogo se aproximava do fim, o Benfica passou a dar o tudo por tudo, e a arriscar bastante. O Sporting fechava-se cada vez mais, uma atitude bem diferente daquilo que fez nesse campeonato.
Recordo-me de uma oportunidade claríssima do Simão, porém rematou ao lado. Parecia que o título ia fugir ali.

Foi já numa atmosfera de algum desespero encarnado que o milagre surgiu aos 83 minutos. Num livre sobre a esquerda apontado por Petit, Ricardo completamente ao papéis permite a Luisão marcar de cabeça o golo que valeria o 1º lugar a uma jornada do fim! Sendo que ao Benfica bastaria empatar o último jogo no Bessa - o que aconteceu. O Sporting perdeu-se completamente - foi expulso Beto, e o jogo acabou ali. Seria também um prenúncio daquilo que aconteceu na final da Taça UEFA.

A fé moveu montanhas. Uma boa frase que pode caracterizar esta equipa de 2004/05 e sobretudo os seus adeptos, que permitiram a este clube ser campeão, 11 anos depois!

Ficam aqui as imagens do jogo e outros acontecimentos a si relacionados. Destaque para as palhaçadas ditas pelo sr. Rui Santos.

Para mais logo, que o Benfica seja melhor que o adversário, e que tenha atitude como esta equipa de 2005! Viva o Benfica!

2 comentários:

Jogo muito fraquinho mas de uma intensidade fora do normal.
Aquele golo no finzinho foi orgásmico...Grande Luisão.

consegues por aqui esse jogo para download, ha muito que procuro esse jogo e nao consigo encontra-lo em lado nenhum, se conseguires, agradecia. obrigado

Enviar um comentário