Popular Posts

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A malapata Alemã


EM BUSCA DO PRIMEIRO TRIUNFO EM TERRAS GERMÂNICAS
11:25
quarta-feira, 29 setembro de 2010 por Phant   


Quarenta e oito anos. Foi no já longínquo ano de 1962 que o Benfica se deslocou pela primeira vez a solo alemão para disputar um jogo das competições europeias. O adversário era o Nuremberga e a partida, adivinham vocês, não correu de feição à equipa portuguesa. Num campo cheio de neve, e debaixo de temperaturas negativas, o Benfica saiu derrotado por 3-1, com o golo a ser apontado por Cavém logo nos minutos iniciais. Seria o início de uma malapata que duraria até aos dias de hoje. 

É verdade. O Benfica nunca venceu na Alemanha. Foram já 18 as partidas jogadas em terras germânicas – 19 se incluirmos a final de Estugarda – e o melhor que o clube da Luz conseguiu, foi alcançar seis empates: com o Carl Zeiss Jena (1974/75), Fortuna Dusseldorf (1980/81), Bayer Leverkusen (1993/94), Nuremberga (2007/08) e Hertha de Berlim (2008/09 e 2009/2010).

Quase meio século depois, o Benfica desloca-se novamente ao país germânico, desta vez para defrontar o Schalke 04 e a altura parece perfeita para fazer história. Não só pelo momento da equipa alemã que, de facto, não passa por um início de época fulgurante, mas porque é uma altura como qualquer outra para matar um borrego já quase de meia idade. Recordemos, então, alguns episódios desse maldito fado benfiquista quando joga na Alemanha:

Fortuna Dusseldorf 2-2 Benfica – 4 de Março de 1981



Três anos sem conseguir o título nacional levaram o Benfica a disputar a Taça das Taças na época 80/81. Era treinador Lajos Baróti e o clube da Luz quase conseguiria um lugar na final da competição. Antes, nos quartos, deslocou-se a Dusseldorf para defrontar a equipa local. Os Alemães estiveram duas vezes em vantagem mas Carlos Manuel, na primeira parte, e Humberto Coelho, na segunda, empataram para o Benfica trazendo um bom resultado para Lisboa. Na Luz, o Benfica confirmou a sua superioridade e venceu 1-0 com golo de Chalana.


Bayern Munique 4-1 Benfica – 21 de Novembro de 1995

  
Época 95/96. Artur Jorge abandonou o Benfica logo ao fim de três jornadas e foi já com Mário Wilson a comandar a equipa que os encaranados fizeram os primeiros jogos na Taça Uefa. Após eliminar Lierse e Roda, o Benfica deslocava-se à Alemanha para defrontar o Bayern Munique, equipa que se viria a revelar demasiado forte. No Olímpico, Dimas ainda empatou o jogo aos 27 minutos mas Klinsmann estava endiabrado e o Bayern haveria de vencer por 4-1 com poker do grande avançado Alemão. Na Luz, Valdo ainda deu esperança ao marcar logo aos 13 minutos, mas mais uma vez Klinsmann, por duas vezes, e Herzog, por uma, fixaram o resultado final em 3-1 para os germânicos.


Kaiserslautern 1-0 Benfica – 16 de Setembro de 1998


Em 98/99, Souness continuara como treinador e o Benfica, fruto do segundo lugar na época anterior, teve acesso à Liga dos Campeões. O jogo de estreia na fase de grupos foi frente à excelente equipa do Kaiserslautern que, na altura, contava com jogadores como Wagner e Sforza, treinados pelo alemão Otto Rehhagel. O jogo foi mais uma vez amargo para o Benfica que saíria derrotado graças a um golo de Martin Wagner aos 40 minutos. A equipa encarnada viria a terminar a fase de grupos em segundo lugar, logo atrás dos alemães, sendo assim eliminada da competição.

Perguntam vocês para quê estas recordações, algumas delas bem amargas (aquela eliminatória com o Bayern). Não dará isto azar? Nada disso. O objectivo é precisamente o oposto e às vezes é preciso um tratamento de choque. Serve, portanto, este texto como uma espécie de exorcismo àquilo que assombra o Benfica quando joga em solo alemão. Sei bem que o jogo será tudo menos fácil mas mais logo, na Arena auf Schalke, a malapata será quebrada. Os últimos três encontros por terras alemãs foram já eles uma espécie de preparação. Está na hora de fazer história. Está na hora de ganhar na Alemanha. Força Benfica!

4 comentários:

Ora bem...vamos ver se é desta...aproveito para convidar o povo a ler o artigo sobre a s minhas aventuras em Leverlukusen..

Excelente post e mais uma bela aula de história.

link para o artigo do bola7:

http://bola7inc.wordpress.com/2010/09/29/a-praga-alema/

Eheh. Grandíssimo artigo do Bola7. Ler estas histórias escritas por quem as viveu é outra coisa.

Excelente.

Enviar um comentário