Popular Posts

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

JOGO EM CHAMAS Benfica - Sporting 5ª jornada


Sport Lisboa e Benfica 2-0 Sporting Clube de Portugal

5ª jornada Liga ZON SAGRES

19 - 09 - 2010







Crónica:


Noite de gala na Luz para o primeiro derby da época. O Benfica a precisar de pontos com urgência, entrou claramente pressionado no jogo, e soube lidar com essa situação. Jesus surpreendeu ao colocar Peixoto em campo, para o lugar de defesa esquerdo, adiantando Coentrão para o meio campo. E aí ganhou o jogo.










Com Coentrão a jogar mais adiantado, Jesus conseguiu que o jovem português emprestasse ao Benfica a dinâmica que Di Maria dava na época passada, passando o jogo em constante vaivém entre a defesa e o ataque. Com Peixoto a cumprir com grande acerto as suas tarefas defensivas, o Benfica exibiu finalmente um esquema táctico perfeitamente definido e automatizado, situação virgem esta época. Outra importante reaparição (fundamental, mesmo) no jogo com o Sporting, foi a da pressão alta. Finalmente o Benfica esta época conseguiu voltar a pressionar o último reduto da equipa adversária do princípio ao fim do jogo, e foi por aí que o castelo de cartas do adversário começou a ruir, com estrondo.

A atitude e a vontade de vencer dignificaram a imagem dos campeões em título, homenageados antes do início da partida com a entrega do Troféu da Federação Portuguesa de Futebol. Fizeram jus às quinas que envergam, e premiaram o apoio entusiástico que receberam das bancadas nesta belíssima noite de futebol.

A entrada forte do Benfica foi decisiva. Primeiro de tudo, porque rapidamente chegou à vantagem, mas também pelo facto de ter deixado bem claro ao adversário que não ia ter hipóteses. Com efeito, quando Cardozo apontou o primeiro golo da partida, já tinha visto o poste negar-lhe um golo certo no quarto minuto, e já tínhamos observado uma jogada confusa na área do Sporting na sequência de um lance de bola parada, que podia perfeitamente ter tido outro destino. Foi, portanto, uma asfixia total desde que começou o desafio. O Sporting, com executantes pouco mais do que medíocres, sucumbiu à pressão altíssima feita por Cardozo, Saviola, Coentrão e Martins (sobretudo estes). O Benfica recuperou muitas bolas em fases muito iniciais da sua transição defensiva, o que lhe permitiu manter um domínio absoluto durante toda a partida.

Na segunda parte, com a substituição forçada de Aimar ao intervalo, Jesus lançou Amorim para o lado direito do meio campo, e colocou Martins a 10. E Martins nessa posição começou a jogar ainda melhor, ao mesmo tempo que no lado direito Amorim deu maior qualidade, sobretudo nas movimentações defesa-ataque e ataque-defesa, interrompidas apenas por alguns lances infelizes de quem parece por vezes andar distraído em campo.

Com a segunda parte veio o segundo golo da partida, um golaço de Cardozo (o melhor em campo, pelos golos, pelo que jogou, pelo que fez jogar, pelo que pressionou), e podiam ter vindo muitos mais. Logo a seguir ao 2-0, o Benfica executou um lance perfeito de contra-ataque, com Saviola a delinear uma jogada fantástica, Amorim de primeira a cruzar rasteiro para a área, com Coentrão a finalizar para uma óptima defesa de Rui Patrício. Teria sido um grande golo, assim ficou só o registo daquela que foi a melhor jogada de futebol deste ano.

O Sporting só por uma vez assustou, com Liedson a aproveitar uma falha incrível de Ruben Amorim, mas sem conseguir marcar. E até ao final, foi sempre o Benfica a estar mais perto da goleada do que o Sporting de reduzir. Cardozo podia ter feito mais golos, e o desnorte do Sporting nesta fase patenteava-se tanto no domínio avassalador do Benfica, como também pelas opções tácticas de Paulo Sérgio, que ao tentar jogar o tudo por tudo, abdicou do meio campo para apostar em atacantes... sem proveito algum, como seria de esperar.

Foi uma vitória fundamental, porque o Benfica não pode perder mais pontos. E foi também importante da forma como foi conseguida. À Benfica, com a matriz de jogo do ano passado, com grande pressão sobre o adversário, com enorme vontade de vencer, com organização, com qualidade... nem mais uma medíocre arbitragem pôde fazer algo contra este Benfica. Assim sim, gosto!

Conferência de imprensa de Jorge Jesus






Resumo do jogo (com som ambiente) :





Relatos golos :

Benfica 1 - 0 Sporting - Cardozo - 13min

Benfica 2 - 0 Sporting - Cardozo - 50min


Fotos do jogo

























Benfica's Oscar Cardozo, right, from Paraguay, follows his shot scoring the opening goal against Sporting during their Portuguese league soccer match Sunday, Sept. 19 2010, at Benfica's Luz stadium in Lisbon.










































Capas dos Jornais





2 comentários:

Parabéns pela reportagem e pelo blog!
CARREGA BENFICA!!!

Excelente post

e blog fantástico

Enviar um comentário