Popular Posts

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Canto dos convidados - Phant



Iniciamos hoje um novo espaço semanal onde pretendemos dar voz aos nossos leitores, permitido-lhes assim que ao longo dum post escrevam um artigo ou uma crónica sobre um assunto a seu gosto, desde que directamente  relacionado com o Sport Lisboa e Benfica.


Para começar, optámos por dar início a este novo espaço, fazendo o convite ao caro amigo e user do serbenfiqusita Phant, assumindo desde já a satisfação pela forma interessada e cooperante com que o mesmo aceitou o convite.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------




Phant

Modelo desportivo: Viragem de 180 graus... ou nem tanto

A convite do blog chama gloriosa optei por focar-me no tema MUDANÇA. Apesar de o timing parecer ideal para uma análise às entradas e saídas do plantel encarnado, numa altura em que o mercado está fechado até ao próximo mês de Janeiro, entendo ser mais interessante falar de algo mais abrangente: o modelo desportivo que estabelece as bases de actuação do Benfica no mercado de jogadores. E a palavra-chave é precisamente aquela com que se inicia este texto: mudança. Mudança de política, claro, mas não na sua totalidade. Vejamos:

O Benfica tem seguido, nos últimos anos, um modelo de gestão de risco. Gasta muito, talvez bem acima do que um qualquer gestor mais sensato aconselharia a um clube com a sua dimensão financeira, e aposta demasiado em jogadores fora do contexto do futebol português. A actual base de recrutamento de jogadores parece estar centrada no mercado sul-americano com algumas passagens por Espanha, umas mais bem sucedidas que outras.

A visão do que poderia ser um modelo mais sensato não rompe totalmente com as premissas que vemos, actualmente, implementadas no clube. São antes um complemento ao que já vai acontecendo, o que permitiria estabelecer uma nova filosofia menos exposta ao risco, mais segura e também mais… ganhadora. A ideia é bastante simples, até. Direccionar a política de recrutamento, segundo 2 eixos principais:


Eixo 1 – Mercado Externo (45%)

a) Continuar a aposta em jogadores já consagrados que possam estar, de certa forma, numa fase menos boa da sua carreira, como os casos de Pablo Aimar e Javier Saviola aquando da sua vinda para a Luz. Jogadores que pela sua maturidade, personalidade e experiência ao mais alto nível, possam trazer algo mais à equipa e eleva-la a um patamar qualitativo superior. Jogadores de classe mundial, para posições chave, num número de 3 a 4.

b) Manter a aposta em jogadores de elevado potencial, que se tenham destacado nos principais campeonatos sul-americanos (com especial incidência para o Brasil e Argentina) ou nas principais provas internacionais de selecções jovens (Mundial de Sub-20). Jogadores promissores que pelas suas características tenham potencial para ser de classe mundial mas que ainda não o são. Para evoluir e crescer com a equipa, num número de 8 a 9.


Eixo 2 – Mercado Interno (55%)

c) Reimplantar de forma criteriosa uma base de jogadores, na sua maioria nacionais, conhecedores do campeonato, dedicados e identificados com o Benfica, menos flutuantes aos chamamentos exteriores dos grandes clubes Europeus. O chamado “Modelo Rúben Amorim”. Jogadores regulares, essencialmente “de equipa”, com personalidade e cujo acto de vestir a camisola do Benfica possa ser, desde logo, o concretizar de um sonho. Com Eduardo e Sílvio, talvez, como os melhores exemplos, num número de 8 a 9.

d) Dinamizar e apostar definitivamente nos jovens da formação de maior potencial e com melhores prestações na(s) primeira(s) época(s) de sénior. Jogadores que possuem um suplemento de amor ao clube, porque foram educados em conjunto num ambiente de cultura benfiquista. Com David Simão, Miguel Vítor e Miguel Rosa à cabeça, num número de 4 a 5.

Aplicando esta estratégia ao actual plantel do Benfica verificamos a existência de excesso de jogadores “segunda linha” do nosso campeonato e de promessas internacionais, em prejuízo da formação e dos jogadores “consagrados”.


Eixo 1

a) – Pablo Aimar e Javier Saviola (2) (-2)
b) – Roberto, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, Javi Garcia, Airton, Salvio, Gaitán, Menezes, Franco Jara, Alan Kardec (12) (+3)


Eixo 2 

c) – Júlio César, Moreira, Luís Filipe, F. Coentrão, César Peixoto, Fábio Faria, Rúben Amorim, Carlos Martins, Wéldon, Nuno Gomes, Mantorras (11) (+2)
d) – Roderick (1) (-4)

Efectivamente, o desvio em relação ao modelo não parece ser assim tão elevado mas aqui, tal como na teoria do caos, pequenos desvios em relação às condições iniciais podem trazer grandes consequências a nível desportivo e também… financeiro. Pode fazer toda a diferença.

Importa constatar que acredito ser perfeitamente possível, com um nível de investimento mediano para a Europa, atingir em permanência um nível desportivo elevado, quer dentro, quer fora de portas. E é aqui que, a meu ver, os jogadores nacionais tidos de segunda linha têm um papel fundamental. São os “Rúben Amorim” espalhados por esse campeonato fora que ao permanecerem normalmente mais tempo no clube, ao terem mais anos de casa, garantem o capital de mística e mentalidade vencedora que uma equipa que quer estar permanentemente no topo deve ter. São eles que mais percebem o adepto benfiquista, porque muitos deles também o são, garantindo assim o espírito vencedor necessário para ter “fome” de ganhar vários títulos seguidos, e não pensar que se atingiu o topo por ganhar apenas uma vez.

Tudo isto é apenas a perspectiva de um adepto e não é algo dogmático, pelo contrário. E é claro que tudo estaria dependente de uma escolha criteriosa e competente dos jogadores para as diversas “categorias”. O segredo está no recrutamento. O perfil, esse, estaria traçado e com a adopção de uma base de escolha deste tipo, gerida sem desvios e de forma competente, penso que estaríamos mais próximos de um modelo de sucesso. Todos sairíamos a ganhar. Principalmente, apetece-me dizer, o Benfica.

16 comentários:

Excelente post como uma ressalva: Di Maria e Ramires não saíram do Eixo1 a) mas sim do Eixo1 b) o que depois dá no erro de análise de "prejuízo de valores consagrados".

Vou ficar "freguês" deste canto dos convidados.

Boas lampi-slb. Obrigado pelo comentário.

Talvez não esteja muito explícito. O número entre parêntesis, com sinal positivo ou negativo, representa a variação entre o número "óptimo" de jogadores de cada eixo e o número existente no actual plantel. O Di Maria e o Ramires não entram na análise. Não sei se era assim que tinhas entendido.

De resto, é um facto que o Di e o Queniano eram já valores consagrados mas chegaram, como dizes, no âmbito do que é dito no Eixo 1 b).

Neste ponto de vista o "prejuízo de jogadores consagrados" mantém-se. De acordo com este modelo teria sido muito mais sensato e bastante menos arriscado trazer, por exemplo, Simão e Amelia em vez de Salvio e Roberto.

Fantástica análise à nossa triste forma de encarar o mercado.
Seria interessante que os principais responsáveis por estas tendências dentro do clube lessem este artigo, e reflectissem um pouco.

não entendi os resultados finais com os menos e mais ..

Muito boa iniciativa.

E parabéns pela cronica amigo PHANT.

Apesar de não concordar com o modelo desportivo que apresentas acho que foi bem argumentado e estruturado, encontro coerência. E até acho que vai de encontro à actual realidade do mercado. No entanto acho redutor considerar "modelo desportivo" apenas esta dimensão da distribuição de focos de contratações. Um modelo desportivo começa muito mais acima, numa macro gestão e não no finalizar de uma contratação (micro-gestão).

É um prazer discutir futebol assim, muitos parabéns pela iniciativa.

Um dia destes perco umas horas e faço uma pequena dissertação sobre a minha concepção de modelo desportivo ideal para o Benfica...talvez gostem e publiquem.

Abraço REDSTAR

Com todo o gosto REDSTAR, nem que depois façamos uma referência para o teu blog.

Obrigado pelo comentário amigo REDSTAR.

De facto não posso afirmar que está aqui a "fórmula mágica" do sucesso. Isto é apenas um passinho para tentar chegar mais além. Com as minhas ideias a embalar a discussão e com as vossas a completa-la e a faze-la evoluir.

Quanto ao "exagero" do termo modelo desportivo aceito perfeitamente o reparo. Acho que tem toda a razão. Esta será apenas uma pequena fatia do bolo.

Cá espero essa crónica que terei todo o prazer em ler e comentar.


PHANT

Quando se vê no eixo 1

b) – Roberto, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, Javi Garcia, Airton, Salvio, Gaitán, Menezes, Franco Jara, Alan Kardec (12) (+3)


e depois no eixo 2

d) – Roderick (1) (-4)


fica tudo claro como água sobre a política do Benfica nestes últimos anos.

Ao anónimo das 2:32 também um obrigado pelo comentário.

Os resultados são apenas uma tentativa de aplicar o "modelo" apresentado ao plantel actual.

Enquadrou-se cada jogador numa das "categorias", sendo que o primeiro número entre parêntesis representa o número de jogadores nesse eixo, enquanto o segundo número, a negrito, representa a variação entre o número "óptimo" de jogadores de cada eixo e o número existente no actual plantel.

É apenas uma tentativa de avaliar o estado das coisas. ;)


PHANT

Sò não concordo com uma coisa, as segundas linhas, eram compostas por jogadores de formação...que preeenchem os requisitos que descreveste!

De resto, gostei muito...principalmente da parte do Mundial de u20...

Onde anda o KIM Min Woo??

Eheheheheh

Obrigado pelo comentário Ramiro. Obrigado também ao ao gajo com nome de marca de electrodoméstico. Eheheh.

Para já, era difícil isso acontecer, Becken. Terias mais de metade do plantel com jogadores da formação.

Mas sem dúvida que a tendência seria para daqueles 4 ou 5 a maioria evoluir para esse patamar, digamos assim. No futuro, haveria talvez um maior equilíbrio nos números. Mais da formação e menos "segundas linhas" do campeonato ou até menos promessas internacionais.


Ganda Kim Min Woo. Não sei onde anda.


PHANT

Parece-me é que vais ter que ser convidado mais vezes...Excelente em todos os níveis.

Gostei mesmo muito, é o que penso também, mas está realmente muito bem fundamentado, Phant!

Abraço!

Obrigado, Garcia. Ainda bem que gostaste.

Eheh Ziabloo. Eu por mim estou sempre disponível para voltar. ;)

Enviar um comentário