Popular Posts

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Canto dos convidados MATAVELHOS

Esta semana, o ilustre camarada que marca presença aqui no nosso Canto dos convidados, é o caríssimo Matavelhos, figura emblemática de fóruns como Zwame e Serbenfiquista.com, Benfiquista do norte e observador atento do universo encarnado, reservou-nos neste seu/nosso canto umas palavras especiais sobre José Torres e as nossas velhas glórias.








MATAVELHOS




José Torres e as nossas “Velhas Glórias”



A semana passada fica marcada pelo trágico desaparecimento de uma grande Glória, de um pedaço de história, de alguém que tudo deu e que ajudou a construir o nosso Sport Lisboa e Benfica.  


José Torres, ou o “Bom Gigante”, como sempre foi conhecido nos meandros do futebol, foi um exímio goleador que ajudou a construir um Benfica dominador a nível nacional e temível a nível internacional. Detentor de um jogo de cabeça exemplar, muito graças à sua altura (mais de 1,90m), mas também com um remate muito especial, o remate de “bico”, que fazia com que as bolas de couro da altura tivessem trajectórias complicadas para os guarda-redes. José Torres não teve uma tarefa nada fácil no Benfica. Começou como suplente de outro grande José, o Águas, e como na altura não havia substituições, tornava-se muito difícil para o Torres entrar na equipa.


Por causa disso, e apesar de ter feito todas as viagens com a equipa principal (em 1961 e 1962) e de ter participado nas finais de 1963, 1965 e 1968, o nosso “Bom Gigante” nunca conseguiu cumprir o ser sonho, ser campeão europeu. Mas apesar de nunca o ter sido, consegui um palmarés incrível ao serviço do Benfica. Nada mais nada menos que: 9 títulos nacionais, 4 Taças de Portugal, 1 vez melhor marcador do campeonato com 26 golos.


Infelizmente, apesar de tanto ter dado ao nosso clube, José Torres teve um fim de vida muito triste. Devido à sua doença (Alzheimer), Torres e a sua família, chegaram a passar por grandes dificuldades financeiras, e só graças à ajuda dos seus amigos e de pessoas com um grande coração é que foi possível irem sobrevivendo.


Mesmo tendo conhecimento desta situação, o clube de todos nós e de José Torres, manteve-se impávido e sereno sem nada fazer. A pergunta que eu coloco é se o Benfica não teria obrigação de ajudar pessoas como o Torres que tanto deram ao Benfica e que agora passam por tantas dificuldades?


Vê-se tanto dinheiro jogado fora, ou que “desaparece” em negócios estranhos, não seria de boa índole aproveitar alguns euros e criar uma casa que pudesse albergar algumas velhas glórias que por alguma razão da sua vida, se vêem privadas de uma vida condigna?

Há inúmeras maneiras de se poder ajudar as pessoas, basta haver vontade, e infelizmente parece que é isso que falta para os lados da Luz.


Já que parece que é tão difícil manter uma equipa campeã, ao menos que se faça algo por aqueles que fizeram o que o Benfica é hoje, e que nos fazem admirar e suspirar por um Benfica como o daquele tempo.


Porque os homens que deram toda a sua vida ao clube merecem mais respeito por parte do Benfica.

4 comentários:

Infelizmente, segundo aquilo que se consta, o Benfica esteve mesmo muito mal com o José Torres nestes últimos tempos da sua vida.
É triste, mas neste caso não fizemos valer os valores que nos fez fundar a fundação Benfica.

olha o gajo das mamocas 100% benfiquistas ^^

Mas alguém faz ideia se o Benfica realmente ajudou o Torres?!?
Faz-se disto uma verdade absoluta como se fosse preciso fazer um artigo a comunicar ajuda e solidariedade.

Pelo que se sabe não, e lembro-me perfeitamente de haver noticias de que o Benfica nada tinha feito, e foi o record e outras pessoas que angariaram fundos para o Torres. Após isso nada sei.

Enviar um comentário