Popular Posts

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Um minuto para a história


Ainda mal refeito do drama, tenho mesmo de escrever umas linhas sobre o Uruguai - Gana. Até ver, e duvido que seja ultrapassado, o mais épico dos jogos do Mundial. E tudo por causa daquele minuto fatídico, o minuto 120... o último do prolongamento, com as equipas empatadas a um golo. Por várias vezes o Uruguai, pelo qual estava a torcer, esteve à beira do Inferno. Uma falta estúpida em zona perigosa feita por Fucile, uma grande defesa de Muslera mas deixando a baliza aberta, uma primeira bola tirada por Suarez em cima da linha, uma segunda bola tirada por Suarez em cima da linha... com as duas mãos. E penalty. E vermelho para aquele que acho que está a ser o melhor jogador uruguaio.


Mal percebeu o momento que estava criado, o mundo abateu-se sobre os uruguaios, mas em especial sobre Suarez. Dolorosa a imagem do nº 9 a sair de campo lavado em lágrimas, inconsolável...

Gyan, a estrela ganesa, foi chamado a marcar o penalty. Último lance da partida. Se marcasse, fazia história e pela primeira vez uma equipa africana acederia às meias finais. Marcando, transformaria o melhor uruguaio numa espécie de demónio. Falhando, transformar-se-ia a si em demónio e elevaria Suarez quase à condição de Deus para o seu povo.


Gyan correu para a bola... rematou... e com estrondo a bola embateu na barra e saiu. O momento mais dramático deste Mundial, e por um certo uma das situações mais extremas da história dos Mundiais, levava o jogo para penalties.


O resto não foi nada comparado com aquele épico minuto 120. O Gana falhou dois penalties, e o mítico Abreu marcou à "Panenka" o penalty da vitória. Um país certamente chorou de alegria, um continente chorou de tristeza. Nem eu evitei a emoção... estava tão envolvido nesta partida, que todas aquelas imagens me tocaram. Suarez lavado em lágrimas, depois louco de alegria com o falhanço de Gyan. Gyan no final da partida lavado em lágrimas também, culpando-se da derrota do seu país.


É por momentos destes que o futebol é inigualável. Digam-me um desporto que tenha esta capacidade para mexer com os mais extremos sentimentos das pessoas, que seja capaz de momentos de tão grande dramatismo. Aposto que só conseguirão nomear o futebol!
Fotos: FIFA

0 comentários:

Enviar um comentário