Popular Posts

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O projecto Roquete



Numa semana em que o 4º classificado da liga portuguesa foi completamente submisso por parte do 3º classificado, revelando as vantagens que o clube do Lumiar tem neste projecto (not) , parece-nos pertinente trazer à baila um artigo já com alguns anos, mas que continua a ser bem actual.




O Projecto Roquete.
A sua leitura é demorada, mas no contexto actual, torna-se obrigatório .


Esta reflexão e recolha de citações foi feita por alguns users do forum serbenfiquista, dos quais parece sensato destacar o user AGUIA FURIOSA e o user GARRAFIADA.


"Na edição de ontem do nosso jornal, destaco um excerto da nota editorial, da autoría de Luis Lemos, cujas crónicas semanais muito aprecio (conjuntamente com as de Ricardo Maia). Aliás, comprando todas as semanas o nosso semanário, depois de dar uma vista global pelas diversas páginas, princípio sempre a leitura dos conteúdos pelo que escrevem R.Maia e L.Lemos. 

Como nem todos têm acesso ao jornal, coloco aqui a excelente crítica a um figurante que dá pelo nome de Rui Santos, que não esconde a aversão que tem pelo Benfica e alguns seus dirigentes. 

(Início de citação) 

O comentador Rui Santos, habitual cronista do “Correio da Manhã” e da SIC – Notícias, teima em continuar a sua cruzada contra o Benfica e muito especialmente contra o seu presidente. Não sabemos qual o mal que Vieira deve Ter feito a este senhor que mostra um ódio visceral à sua pessoa. 

Não passa um fim-de-semana que R.S., na sua crónica de escárnio e maldizer, não transponha para o papel ou para as câmaras de televisão a ira exacerbada que normalmente costuma acompanhar os menos esclarecidos. Não queremos colocar em causa a sua honestidade intelectual, pois sabemos tratar-se de um jornalista com currículo, mas que começa a ser estranho tanta tacanhez e tanto anti-benfiquismo..., lá isso começa. 

Olhem se agora começassemos a dissertar sobre as cores vivas das sua “bonitas” gravatas ou o modo como penteia aqueles caracóis de fazer inveja ao Marco Paulo...”





(Fim de Citação) 

Torna-se evidente que já muitos nos apercebemos da falta de nível com que nos mimoseia semanalmente este senhor jornalista, em tempos colaborador do jornal A Bola e que por alguma razão deve ter saído, especulando eu que a isso não deve ser alheia a falta de imparcialidade com que este sr. escreve sobre o Benfica, sendo “A Bola” um prestigiado jornal desde há largos anos e que sempre primou pelo respeito e isenção, e ainda com grandes nomes do jornalismo desportivo, como Vitor Serpa, Santos Neves ou Fernando Guerra. Por alguma razão devem os serviços deste sr. ter sido requisitados por um jornal como o “Correio da Manhã”, onde se juntou a um outro proveniente do Record e que é (salvoerro) sub-director desse diário. 

Quanto à SIC_Noticias: desde há muito sabemos o cirúrgico critério que preside aos convites dos representantes do Benfica no programa de debate das 2ªf feiras. De preferência, que seja alguém que sabendo algo do Benfica, seja moderado nas intervenções e não exceda as elementares regras da boa educação. Já o mesmo não se tem passado com os representantes dos outros clubes: actualmente, Dias Ferreira, pelo scp; em tempos passados, um tal Poncio Pilatos e um ordinário Serrão, pelos porkos. 

Claro que são critérios onde o importante (para a SIC) é que o Benfica seja mal defendido e os outros, bem pelo contrário. Por alguma razão os melhores que tivemos não estiveram muito tempo nesse género de programas-debate: Alfredo Farinha (um “monstro” do jornalismo desportivo, soberbo!) e Leonor Pinhão. 

Desde que essa estação perdeu o monopólio das transmissões dos jogos do Benfica (que deteve nos tempos de Vale e Azevedo), foram bem visíveis os critérios que a nortearam nalgumas escolhas ou aspectos editoriais. 

E que dizer de outros exemplos? - agora passando para outros comentadores desportivos. Das TVs, quando transmitem os jogos do Benfica. Da RTP, um nojo! (e como estação pública, admira-me que ainda não tenha sido colocado um travão a alguns senhores que usam e abusam do facto de terem a posição privilegiada de comentar, sem que a isso associem a mais elementar regra que deve presidir a quem é funcionário de um canal estatal). 

Não sei muito mais, desde há muito, quer pelo facto de ver poucos jogos do Benfica na TV (apenas os que são fora), quer porque desde há muito “corto” o som da TV e privilegio a rádio e nomeadamente, alguns excelentes comentadores durante os jogos (não confundir com relatores). 

Quem não conhece um tal Manoel de Oliveira, da Renascença, uma autoridade na leitura imparcial dos jogos. E que sabe muito do assunto. Ou um Joaquim Rita, ex-jornalista da Bola, dos tempos áureos em que havía um grupo de 6 ou 7 fabulosos jornalistas. Actualmente, J.Rita, é comentador da Antena 1 e trata-se de outro excelente analisador dos jogos, costumo ouvi-lo (como ao M.Oliveira).

Aliás na Antena 1, sei por acaso, que se privilegia a isenção e a qualidade, afinal como na RR. E digo, por acaso, porque até tenho como vizinho o coordenador do desporto da Antena 1 e às vezes costumo falar destes assuntos com ele. Não se trata de ser um acérrimo benfiquista, como ele é; ele lá no trabalho também tem de ser profissional isento, mas igualmente há que não admitir faltas de isenções primárias como as que são apanágio desse tal Rui Santos (filho de outro “monstro sagrado” da Bola, um tal senhor de nome Vitor Santos e que há uns anos nos deixou)."

"Foi construido pelo já velho e relho projecto roquete e que ninguém quer dar ouvidos,alguns por não o percebrem acham que as já famosas frases feita tal como'teorias de conspiração' e outras.

Jornal 'A BOLA'
Foi assalto por um grupo que conseguiu afastar Jornalistas de eleição e lá colocar homens de mão,um deles Rui Santos. Registou-se uma reacção por parte da Administração Engº Araga e Lima (Presidente) e Drº Margarida Ribeiro dos Reis( Administradora e Directora Adjunta) ambos Aguia de Ouro do Benfica. Chegou-se ao ponto de uma tentativa de compra do título que foi estancada.

AGORA O IPICENTRO DO LOBBY:

Jornal Record,Correio da Manhã
Grupo Cofina liderado pelo Portista Paulo Fernandes e coadjuvado pela Drºa Berta Dias da Cunha é preciso dizer mais?

Jornal 'O Jogo'
Orgão do rapaz das Oliveiras. Tem-se mostrado mais moderado pois Joaquim Oliveira tem participação na BENFICA MULTIMÉDIA e acordos com o clube para trabalho fotográfico no Jornal;

RTP
Golpe profundo e palaciano. Almerindo Marques Presidente do CA da RTP e Luis Marques( ex-cronista do record) ambos fazem parte da Comissão do Centenário do scp*,é necessário dizer mais? Os factos respondem por si. Ver grelha de programas de manhã á noite e verificar quem são os três afilhados O demónio Gabriel,o saltibanco Malato e o inefável Fernando Mendes todos adeptos do scp*.

Nota: Não tenho dúvidas que foi 'jobs for the boys'. Propaganda fácil e gratuita ao scp*;

SIC

Além de Pinto Balsemão o grupo Jerónimo Martins(Luís Filipe Soares Franco) e a SONAE(Belmiro de Azevedo)dividem o bolo scp* e fcp*
Nota prévia: Na reacção da Administração da A BOLA Rui Santos foi afastado e para o seu lugar de chefe de redacção foi João Bonzinho (benfiquista)

TVI
Está na melhor posição e que tem segurado as pontas é José Eduardo Moniz,pois João Paes do Amaral (scp*) é membro da Comissão do Centenário do scp*;

Jornal Económico
Sérgio Figueiredo(scp*), não é por acaso que atinje o Benfica com frequência e ignora as dividas do scp*.

Há mais e muito mais que o grande público não sabe e com pena minha pouco se faz (não é fácil). Luis Lemos e Alberto Miguéns travam uma luta de golias através do Jornal do Benfica sem precedentes mas talvez inglória porque não chega a muita gente.

*scp para quem não sabe é uma agremiação desportiva do lumiar e dedica-se a promoção de eventos musicais pois no desporto a ausência de títulos nacionais e internacionais não lhe permite veleidades a não ser a brincadeira de lobbies e outras coisas menos futebol;

** Outra agremiação que tem por objectivo primeiro promover o terror,sem grande comentário tal o cheiro nauseabundo que exalam. Há mais mas para outro dia.
Aquando da eleição do Drº Manuel Vilarinho (meu amigo) durante horas esmiuçou-se esta problemática com outro meu amigo Jorge Pessoa e Silva (A Bola) com quem regularmente vejo os jogos na Luz e concluimos todos que a ponta do icerberg estava quase à vista mas que forças bem mais poderosas impediam declarações públicas e tomadas de posição mais duras.

Ameaças de grupos económicos (Cofina,Pingo Doce- Jerónimo Martins,Sonae- Modelo Continente) no que refere á manutenção de publicidade paga. Mais um pequeno dado: Impoêm-se nomes para apresentação de programas,comentadores desportivos sempre com uma nota prévia: Não devem ter conotação com o Benfica.

Joâo F.B é um outro meu cunhado que durante 25 anos liderou o Departº de Programas Musicais na RTP saindo com Carlos Pinto Coelho ambos com indemnizações vultuosas mas sentiram bem o golpe perpretado na Estação Pública. Enganaram-se os golpistas pois ambos lideram projectos de grande dimensão nos dias de hoje. Coincidência ambos preferem o SLB, quem lidera hoje os Departamento? Um boy que escolhe criteriosamente os colaboradores.

Ana Sousa Dias,José Alberto Carvalho e o Drº José Rodrigues dos Santos escaparam por serem rostos visiveis mas não lhes foi fácil na condição de Benfiquistas. Isto tudo pode parecer 'a tal teoria de conspiração' mas não.

O Projecto Roquete numa das suas recomendações dizia: 'Em Portugal dada a dimensão do país não há lugar para três grandes forças desportivas,Lisboa não comporta dois grandes clubes,as receitas de sobrevivência(Televisões,afluência aos Estádios não chegam para todos etc.,logo há um que tem que ser afastado.A escolha recaiu naturalmente sobre o Benfica. Os sócios e adeptos do SLB ficam depois espantados quando leiem um Jornal,ouvem comentários aos jogos e nem só aos jogos e revoltam-se. Não há causa sem efeito!


Nota: Este projecto começou a ser abordado em Conselho Leonino em 1997 e teve a oposição de João Rocha que o denunciou,foi a fuga de informação. A seguir JR calou-se pois foi zanga de comadres de interesses inconfesáveis.Mas há muito mais é só reparar no afastamento dos lugares de direcção das várias associações e federações de gente ligada ao Benfica e quando ocupam qualquer lugar é nas AG e mesmo assim! Com atenção vejam quem está a dirigir toda a estrutura do desporto português não só no futebol e vejam as decisões que são tomadas em prejuizo do Benfica. Já mudou 1%,mas não perdem tempo ao sentirem uma pequenissima movimentação por parte do Benfica: José Manuel Constantino (CDP) foi a última vitima.
Luis Lemos escreveu há anos cito: 'Somos um clube forte na sua estrutra associativa e adepta mas muito fraco na área do poder executivo do desporto,só a nossa dimensão impede que as coisas sejam bem piores',digo eu: pensem em todas as decisões tomadas contra o Benfica algumas delas causaram enormes prejuizos económicos/financeiros ao clube.

O Chefe da Finanças que decidiu congelar as contas do scp foi afastado,que aconteceu à Comissão de Acompanhento que não fez cobrança nem notificou o Benfica para pagamento fiscal? nada. É certo que o clube tinha obrigação de o fazer e saber. Mas sabe-se que houve silêncio deliberado 'o deixa acumular que depois é mais complicado de pagar'.Isto ainda não foi totalmente esclarecido.Será?"

"RTP1

- Reparem a corja de jornaleiros que estão á frente do desporto, a maior parte deles são todos originário da rtp porto (rtpn), tais como, Luis Baila, Rui Cerqueira, Hugo Gilberto entre outros. Referi estes três por serem os mais nojentos e mais porkos, dada a sua subserviência aos Porkos, estes são os tais que berram sempre que o Porko marca um golo. Gabriel Alves, o filósofo lagartão, que adora colocar adjectivos aos jogadores do Benfica, tais como "mediocre", "desajeitados" etc, enquanto que ao seu clube de coração rasga-lhes sempre os maiores elogios.

- Que eu me lembre na RTP temos o paulo catarro e o Carlos Daniel na parte do desporto, mas como benfiquistas que são..... são imparciais!

- Programa "Trio de Ataque", deste programa realço a boa e imparcial moderação do Carlos Daniel, o arrogante e cínico jorge Gabriel, sempre com as piadinhas da ordem contra o Benfica, Miguel Vasconcelos, mais um Benfiquista moderado e educado (já como a concordar, os benfiquistas convidados tem que ser sempre calmos e passivos)... o gajo do Porko, até não é mt fanático!

- Depois da hora na RTPN: programa mais uma patrocinado pela RTP Porto, não me lembro do nome do apresentador, que tem lá um comentador, um senhor que se chama Álvaro Braga jr (lembram-se dele não se lembram), os convidados são quase sempre jogadores/técnicos que vão jogar ou jogaram contra o benfica... coincidência né?

SIC

- Que corja de televisão, xixa... só o nojento do Rui Santos diz tudo e nem vale a pena acrescentar nada, pois anteriormente já foi dito tudo!

- Programa Dia seguinte: meu Deus é um atentado ao bom gosto e á paciência, só de ouvir o nojento do Dias Ferreira, o cinico do Guilherme de Aguiar, o passivo do seara, todos moderados pelo ex. apresentador do Jornalinho (programa infantil)


TVI

- O Ex-libris é sem duvida o grande comentador Sousa Martins (raios parta que não consigo ter o mail dele), mais um que derivou da RTP Porto e palavras para quê, um Paneleiro (não confundir com Paineleiro) da primeira apanha, basta ouvir um relato dele do benfica e ouvir outro do porko, para não se ter dúvidas da parcialidade deste animal... o fórum de domingo é um fartote de rir, enfim!

Sport TV

- Tendo o patrão que tem não se pode exigir muito, que digam bem do Benfica não é verdade, o comentador João Rosado, parece-me uma pessoa séria, o Joaquim Rita... este tem dias, mas é claramente pró-porkos.

- Outro fartote de rir é o fórum da super-liga em que além dos comentadores residente, tem sempre espectadores assiduos que todas as semanas ligam para lá e não é que conseguem sempre ter direito a falar e, já agora são sempre contra o benfica, tou-me a referir a um gajo de setubal, adepto do porko, um gajo do norte adepto das osgas e uma velha de lisboa adepta do anti-benfica (a velha é do belenenses!

Imprensa escrita

- Record/CM : Os jornais mais nojentos ao de cima da terra!

- ABola: Jornal de referência

- O Jogo: Já estevem bem pior, tem lá um jornalista o Ricardo Lemos que nos defende como deve de ser

Rádios

Não customo ouvir muito, mas já deu para perceber como funciona a TSF, ainda para mais detida agora pelo mano Oliveirinha. Antena 1 (tirando o azediado osga Jorge Coroado) ainda se grama, a melhor e mais imparcial é mesmo a RR.

Voltando a Antena1, tem um programa á segunda, que se chama, acho, "cromos da bola", mais uma vez arranjaram um Benfiquista sereno e passivo, para não variar, arranjaram mais uma osga fanática o medico Eduardo barroso, que tem sempre algo para jogar contra o benfica, o Miguel Guedes do Porko, não é tão fanático! "

"Renascença Director de Informação desportiva BOLA BRANCA: Ribeiro Cristóvão,membro da Comissão do Centenário do scp. Quem é que tem ao seu derviço? um conjunto de osgas que lhe obedecem cegamente pois foi ele que lhes deu trabalho!"

"O Jornal 'O jogo' é um caso á parte e curiosamente tem a ver com as atribuladas atitudes de Vale e Azevedo. Se se recordam ao rescindir o contrato com a Olivedesportos criou um caso para o Benfica que terminou em Tribunal. Foi na habilidade negocial de Manuel Vilarinho que a divida que o Benfica tinha para com essa empresa foi negociada,ficando Joaquim Oliveira detentor de 25% de uma das participadas do SLB a Benfica Multimédia.

Hoje este jornal (ojogo) trata do trabalho fotográfico referente a toda a actividade desportiva do clube no que toca ao sector profissional. Nesse acordo tb se previu um colunista referenciado pelo Benfica como é o caso de Ricardo Lemos,além da lógica comercial de Joaquim Oliveira que lhe interessa penetrar no nosso universo e pelo que se tem vindo a observar a animosidade em relacção ao Jornal diminui ligeiramente´. Repare-se o tratamento Jornalistico ao Presidente e até as boas relações existentes. Um casamento de conveniência selado com duas edições um para Norte outra para sul, não tendo este variante a ver só com o Benfica.

Nota final: Os Jornalistas do Jornal 'A BOLA' que nos são próximos são: João Bonzinho,José Manuel Delgado,Fernando Guerra,António Pereira,Luís Filipe Simões a free lancer Leonor Pinhão,o homem do basquete Vítor Hugo e mais um ou outro que não saiba. "

" comunicação social também faz campeões e tb os desfaz partindo deste principio o nosso último título deve-nos encher de orgulho pois combatemos os lobies instalados na CS derrotando-os dentro do relvado de jogo

Numa tarde de Dezembro Vale e Azevedo solicita uma reunião com Vítor Serpa no Estadio da Luz para lhe colocar perante o que já era uma realidade a hostilização da CS ao Benfica,decorria o ano de 1999. A dado passo VA dispara para o Director de A BOLA: 'Tudo faremos para diminuir as vendas e a sua influência na massa associativa do Benfica se não adoptar uma linha de respeito pelo Benfica'. Retorquiu-lhe Vítor Serpa: 'A ser assim vai ter em nós não um aliado mas um inimigo e duvido que o Benfica no estado em que se encontra e sem uma imprensa ao seu lado voltará a ser campeão tão cedo'. E aqui que tudo vira e VA promove uma operação de charme junto do record,estabelece acordos de cooperação e a informação sobre assuntos menos comentados e visiveis passam a ser noticia nesse Jornal,tornando-se um hábito de leitura de muitos Benfiquistas o que nunca tinha acontecido, A BOLA perde mercado.

Record ao promover a sua última candidatura até ao último momento, não contou foi com a maioria silenciosa que em 27 de Outubro reagiu inflingindo uma pesada derrota eleitoral a VA constituindo um rude golpe politico neste Jornal pois a sua cruzada para destruir o Benfica esbarrou no lema 'Salvar o Benfica enquanto é tempo' liderado por Manuel Vilarinho. A partir daí Record não mais parou de provocar os dirigentes do SLB que seguiram a linha de rumo de Vilarinho. Em conversa amena aqui na PR-Pastelaria 'Palmares'o jornalista Hélio Nascimento (Record) confidencia que o Jornal tem preparada uma extensa investigação a Vítor Santos apoiante de então de Vieira e pensa públicá-la.Só que dá-se a ruptura com Vieira e Vítor Santos passa a ser um opositor á direcção do clube. Record guarda-a na gaveta até hoje! E era grave para ele e por tabela o que se pretendia era atinjir o Benfica.Hoje Vítor Santos vive destas manobras umas vezes sentado no camarote do facinora Pinto da Costa outras nas revistas côr de rosa dos grupos de pressão,COFINA E IMPRESA!

Nota: é só um pequeno exemplo outros haverão que não conheço e outros estarão na forja. Leiam um Jornal por semana de A Bola- Quinta-Feira e o Jornal do Benfica à sexta para quem não é assinante e a revolta diminuará e o apoio ao clube será maior,sem fechar os olhos claro! "





4 comentários:

É com cada teoria da conspiração... Deus nos livre...

Já muito li sobre isto.
Parece-me com grave de mais para ser verdade!

Fez bem encontrar o tema,...faz bem lembrar

Enviar um comentário