Popular Posts

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Um esboço do Benfica 2010/11

Com o regresso ao trabalho, o Benfica começa a preparar a sua caminhada na época 2010/11. Ainda há, evidentemente, várias pontas soltas na definição do grupo de jogadores que Jorge Jesus terá para atacar o bicampeonato. Sobretudo se atendermos ao que foram os sinais dados em público pelo treinador no que respeita a futuras contratações. Disse Jesus, mais que uma vez, que o Benfica procura agora mais experiência e menos risco... estará alguém para vir que preencha este requisito fundamental?


O que parece já estar totalmente definida, é a posição de guarda-redes. Com a renovação de Moreira, a manutenção de Júlio César e a contratação de Roberto ao Atlético de Madrid, fica fechada porventura aquela que foi a mais polémica posição no ano passado no Benfica. Roberto foi caro, muito caro, e a minha convicção é de que foi mal negociado. Mas cingindo-me a aspectos desportivos, tenho a sensação de que tem a qualidade que o Benfica precisa para estar, finalmente, tranquilo com o seu guarda-redes.

No centro da defesa aparece a primeira dúvida, visto que é pouco provável que fiquem no plantel os 5 defesas centrais que actualmente pertencem à equipa principal. De entre Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vitor e Fábio Faria, deverá sair um. Miguel Vitor penso que não sairá, uma vez que é um dos dois jogadores formados no clube (o outro é Moreira, facto que explica quase totalmente a sua renovação). Portanto penso que entre os outros quatro, haverá uma saída. Fábio Faria em declarações à BenficaTV disse que ia lutar por ficar no plantel, pelo que deduzo - até por não ter sido apresentado - que lhe foi dito que a permanência no plantel não era um dado adquirido.

Se na esquerda da defesa tudo parece estar resolvido, com Coentrão como clara solução para a titularidade, e César Peixoto na sua sombra, já na direita da defesa o caso parece não estar totalmente resolvido. Há Maxi Pereira, e até ver há Luís Filipe, que penso que não irá ficar no plantel. Ruben Amorim, é certo, pode fazer o lugar, mas estranharia de certa forma que não se apostasse numa alternativa. Parece ser uma das pontas soltas deste plantel.


No meio campo defensivo nada a dizer, Javi e Airton garantem tudo aquilo que o Benfica necessita naquela posição, e não nos podemos esquecer que é também uma das posições em que Amorim se sente mais à vontade. Daí para a frente, e com as saídas de Urreta (erro grave, novamente) e de Di Maria, abrem-se claras perspectivas de chegada de um novo reforço. À direita há Ramires e Amorim, ao centro há Aimar e Carlos Martins, mas à esquerda só há Gaitan, que ainda por cima é um jogador com muito mais tendência para flectir para o centro do terreno. Parece-me claro, e já me deram claros sinais disso, que o próximo jogador a chegar será para esta vaga. Que seja alguém cheio de ambição, porque quem vê partir Di Maria, não se contentará certamente com alguém menos ambicioso e enérgico do que ele.


No ataque, há finalmente uma alternativa real a Saviola - o excelente Jara. E Cardozo tem Kardec, que me parece suficiente. Não esquecendo que teremos ainda, na sua última época, o capitão Nuno Gomes, e Weldon.


Casos pendentes nesta altura, há ainda vários. Mantorras, Luís Filipe, Felipe Menezes, Halliche, Yebda, Zoro, Balboa, Shaffer, Jorge Ribeiro e Makukula, são tudo jogadores que me parece que dificilmente entrarão nas contas da equipa principal e que custaram, e custam, vários milhões por ano ao Benfica. É urgente despachá-los todos a título definitivo, e essa tem que ser a grande prioridade do Benfica até 31 de Agosto. Porque quanto a compras, tirando o lugar deixado vago por Di Maria e mais alguma eventual saída de um teórico titular, espero que estejamos já conversados. É que já gastámos mais de 20 milhões de Euros...


Amanhã há o primeiro treino, e à porta aberta, no Seixal. Eis portanto uma boa oportunidade para receber na nova época a equipa que queremos que nos volte a encher de alegria na época que agora se inicia.

0 comentários:

Enviar um comentário