Popular Posts

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Benfica TV

É preciso não cair em erros básicos quando se vive num futebol tão dominado por guerras criadas e exponenciadas por gente de má fé e sem valores. Já bastam os acontecimentos que o FC Porto nomeadamente tem protagonizado ao longo do ano, não convém que a televisão oficial do clube se misture demasiado no assunto para lá de relatar, factualmente, eventuais incidentes que interfiram com o Benfica. E deve ficar-se por aqui.


Nos últimos dias, a quantidade de episódios lamentáveis oriundos da BenficaTV trouxeram para o nome do Benfica uma mancha perfeitamente evitável. Evitável porque o trabalho de fundo realizado no clube levou a que mais ninguém da direcção, técnicos ou jogadores desse atenção às polémicas e às guerrilhas montadas por terceiros. O desprezo é a melhor arma para responder a gente dessa laia, e isso o Benfica fez de forma brilhante durante toda a temporada.


Eis senão quando, depois do mais difícil ser implementado durante o ano, e com as celebrações do campeonato a baterem o pleno, aparecem as duas mais sinistras personagens da BenficaTV, a mancharem totalmente essa atitude excelente que o Benfica tem tido durante a época. Tanto Pedro Guerra como Pragal Colaço aproveitaram os seus infindáveis tempos de antena (pelos quais consta serem pagos principescamente, em oposição aos salários miseráveis dos jornalistas a tempo inteiro do canal) para terem uma palavra a dizer na guerra que o Porto montou em Portugal. E era mesmo isso que o Porto queria... que algum dia alguém do Benfica mordesse o isco.


Calhou na rifa que quem o mordeu, são pessoas que não têm importância directiva no clube, mas que tiveram atitudes lamentáveis no canal do clube, sendo que permanecem desresponsabilizadas à data por tais atitudes. Que este país não tem lei, e que provavelmente só com justiça popular se chegará a algum lado, todos sabemos. Que um "Mestre em Direito", por mero acaso advogado de defesa de Jacinto Paixão, utilize o canal de um clube com valores centenários e moralmente muito elevados para apelar à resposta à violência com a mesma moeda, e falando em armas, é um exagero brutal, e tem de ser punido. Deitou por terra um ano inteiro de coerência de valores do Benfica, que nunca respondeu ou intranquilizou a sua massa adepta no sentido de provocar desacatos.


Como se isto não bastasse, Pedro Guerra decidiu dar cobertura a uma história relatada em directo por um ouvinte sobre a suposta morte de um adepto benfiquista em Braga, história desmentida por todas as autoridades, sem procurar confirmar a veracidade da história. Simplesmente foi na conversa, deu jeito... podia assim defender melhor as suas teses sobre bons e maus.










O que muitos não sabem, é que estas pessoas que envergonham o Benfica com as suas repetidas e excessivas intervenções na Benfica TV, são as mesmas pessoas que nas Assembleias-Gerais do Benfica em vez de se focarem na discussão sobre os assuntos do Benfica (afinal de contas, apenas esses interessam aos benfiquistas!), se focam mais em apontar defeitos e erros aos adversários. Mas de que me interessa saber disso? Eu sou pelo Benfica, não sou contra o clube A ou B. Porque têm esta postura? E porque ainda têm o direito de serem principescamente pagos para dizer estes disparates na TV do clube? 

Os disparates que proferiram, são exactamente aquilo que o Porto buscava para poder branquear uma época inteira de guerrilha, de incitamento à violência. Parabéns por lhes darem essas armas!


É a imagem da Benfica TV e do próprio clube que ficam em causa. Por pessoas que, como referiu João Malheiro hoje na Benfica TV e em discussão com Pedro Guerra, estão no Benfica "há seis meses". Que alguém ponha a mão na consciência, e acabe com esta espiral de ódios e conspirações que em permanência é promovida na Benfica TV. O discurso das duas personagens é por demais conhecido dos benfiquistas, ao fim e ao cabo todos achamos aquilo indecente e lesivo dos valores centenários do Benfica, que privilegiam a civilidade, o respeito, a independência. Mas parece que ainda ninguém quis tocar nos ditos senhores. Que mais disparates precisam de ser ditos? O grande João Malheiro vai precisar de se irritar novamente na TV do seu clube do coração?


Aprendam com a lição que a nossa equipa deu em campo. É lutar com galhardia, respeito e focados apenas em nós. É assim que somos superiores a eles. Não é a alinharmos por discursos de vimitização ou por discursos de guerrilha similares aos deles. Até porque nesse campo, nunca lhes ganharemos. Não está no nosso sangue!

4 comentários:

E um canal que gosto muito de ver...

abraco

Pedro Guerra e Pragal Colaço, espero que continuem a defender com unhas e dentes o Glorioso!!

embora seja facil estar com cabeca quente com eses porcos do porto a violencia com violencia nao resolve nada e por este andar o dia a mortes a serio ate pode ser do miudo que tem nada a haver com a guerra montada pelo porto e quando as nossas casas forem atacadas e tentar descubrir quem foi e dizer a policia socio duma guerra e um dia chega a isso por este caminho nao ha vencedores nem vencidos vencedores do campo desportivo

Enviar um comentário