Popular Posts

domingo, 7 de março de 2010

Ruben Lima

Ruben Lima é um defesa-esquerdo oriundo da formação benfiquista. Nascido em 1989, destacou-se nas camadas jovens como um dos maiores talentos nascidos em Portugal nos últimos anos para a posição de lateral-esquerdo, sendo-lhe reconhecido um potencial fantástico nessa posição. Titular indiscutível das várias categorias das selecções nacionais, enfrentou o primeiro teste como senior na época de 2007/08, sendo emprestado ao Desportivo das Aves, empréstimo que havia de repetir na época subsequente.

Esta época não teve qualquer oportunidade de sequer se mostrar ao novo técnico do Benfica, Jorge Jesus, e foi emprestado ao Vitória de Setúbal, apesar das boas indicações dadas em épocas passadas e da escassez de valores no plantel encarnado na lateral esquerda. Impôs-se como um dos jogadores mais utilizados, primeiro por Carlos Azenha e depois por Manuel Fernandes.

É acima de tudo um jogador muito seguro defensivamente, muito consciente dos timings de entrada à bola e com um posicionamento normalmente irrepreensível. É de destacar também a sua capacidade para enfrentar lances de um para um com atacantes adversários, raramente cedendo à tentação de entrar à queima. O seu maior defeito é sem dúvida a pouca exuberância que evidencia nas acções ofensivas, algo que pode ser no entanto relativizado pela fraca disposição atacante da sua equipa.

Hoje frente ao Braga teve uma oportunidade de, uma vez mais, mostrar o seu valor num jogo a doer e sobre o qual recaíam especiais atenções. Repetiu a boa exibição que fez no jogo contra o Benfica, com o bónus de ter sido titular. Noventa minutos de grande solidez defensiva, não dando a menor hipótese a Alan de criar perigo, ele que é o grande desequilibrador dos bracarenses. Na primeira parte o Braga até utilizou mais o seu corredor para atacar, como o provam os dados estatísticos sobre esse facto, mas Ruben Lima aguentou-se sempre muito bem, a tal ponto que os ataques na 2ª parte ocorreram mais no flanco contrário, deslocando-se para lá inclusivamente o próprio Alan. Foi por isso uma exibição impecável deste jovem formado no Benfica, que reclama cada vez mais uma oportunidade na equipa principal do seu clube do coração.

O Benfica no próximo mercado tem aqui uma solução para os seus problemas. Pode comprar um lateral-esquerdo de raíz (finalmente!), e tem em Ruben Lima uma excelente alternativa para esse lugar, e para ir entrando aos poucos na equipa. Não se compreenderá mais nenhum empréstimo deste jogador que já mostrou na 1ª Liga também o seu nervo competitivo, a sua eficiência e regularidade. Espero por isso vê-lo para o ano a equipar de águia ao peito, pois entendo que o Benfica sairia muito a ganhar com esse facto. É, actualmente, o melhor defesa esquerdo que o Benfica tem sob contrato. E de longe, eu diria...

0 comentários:

Enviar um comentário