Popular Posts

terça-feira, 30 de março de 2010

O valor da gente séria

Impressionante prestação de Ricardo Costa hoje na SIC Notícias. O presidente da comissão disciplinar da Liga pôs-se à disposição da jornalista Ana Lourenço para quase uma hora de perguntas relacionadas com o trabalho da comissão disciplinar. Não se esquivou a nada, respondeu com clareza, objectividade e frontalidade.

Parecia uma entrevista encomendada pelo FC Porto, tal a acutilância da jornalista em querer por a nu supostas parcialidades do órgão presidido por Ricardo Costa em decisões tomadas contra o Porto. Mas não conseguiu, e acabou por levar um grande baile que a deve envergonhar, pois acabou por pôr a nu sim todas as suas fragilidades como jornalista.
Mas indo ao que interessa, Ricardo Costa explicou ponto por ponto o famoso processo de Hulk, e disse não temer minimamente pedidos de indemnização do clube, por considerar que todo o trabalho produzido a esse propósito iliba totalmente a Liga de um pedido desse tipo. Não compreendeu a fundamentação jurídica do Conselho de Justiça da FPF, chegando inclusivamente a deixar no ar a falta de fundamentação, pura e simples, da decisão desse órgão de recurso.

Enalteceu a transparência que tem sido a trave mestra do seu trabalho. Todas as decisões são publicadas, todos os acórdãos na íntegra, e dispôs-se até, por variadas vezes, a explicar em conferência de imprensa o trabalho que a Comissão Disciplinar da Liga ia realizando. Uma postura que, segundo ele, muitos não lhe perdoam - e nós todos sabemos perfeitamente quem.

Inacreditável como Ana Lourenço tentou por no ar a ideia de que Ricardo Costa é benfiquista, tentando com isso concluir algo. Até me dizem que o sujeito é portista, mas ele melhor que ninguém soube responder: o clubismo é uma questão perfeitamente irrelevante para alguém que se cola às leis e ao seu cumprimento. As leis não dão espaço para o clubismo agir. Simples. E a insistência da jornalista aludindo até a um possível cargo na SAD do Benfica, deixada e bem sem resposta, revela apenas o desnorte de quem não conseguiu preparar uma entrevista deste tipo. Preparou uma inquisição a alguém que ousou enfrentar poderes e influências estabelecidas, e não uma entrevista a um presidente de um órgão disciplinar em funções há mais de três anos. Lamentável, ridículo e uma vergonha para a SIC.

Tenho muita pena que uma pessoa destas vá sair do futebol. O futebol precisava era de mais gente assim: lisa no seu carácter, transparente e sem medo de explicar o que faz. E não digo isto por ter "beneficiado" o Benfica. Porque o único benefício que o Benfica acolheu desta comissão disciplinar foi simplesmente o de não prevaricar. Porque felizmente o Benfica é um clube com honra, princípios e dignidade. E não precisa de favores de ninguém. Contrariamente aos que esperavam favores, e se consideram agora prejudicados pela negação desses favores.

1 comentários:

Este parece sério de mais para o futebol nacional.
Chapadona de luva branca a quem o contesta e usa como justificação para fracassos desportivos.

Enviar um comentário