Popular Posts

domingo, 14 de março de 2010

Nacional 0 - 1 Benfica 23ª jornada JOGO EM CHAMAS

Nacional - Benfica
23ª jornada
14 - 03 - 2010



Crónica:

Deslocação difícilima do Benfica à Madeira, num jogo de crucial importância para o título. Jorge Jesus mudou os laterais para esta deslocação face ao último jogo, rendendo Maxi e César Peixoto por Ruben Amorim e Fábio Coentrão. Para lá da habitual troca de guarda-redes entre competições diferentes, o resto da equipa foi a que entrou de início frente ao Marselha.


O Benfica entrou bem na partida, mostrando os dentes ao adversário e deixando desde logo bem claro que estava ali para ganhar. No entanto o Nacional fechou-se muito no seu meio campo, e o jogo complicou-se com o passar dos minutos. Aimar sempre muito marcado, Di Maria sem espaço para explodir e Ramires algo preso de movimentos deram corpo a uma exibição de grande domínio territorial, mas sem lances para marcar. A única excepção foi, praticamente, um lance criado por Saviola que saiu em drible da esquerda para o meio e atirou ligeiramente ao lado da baliza de Bracalli.

Na 2ª parte o Benfica surgiu muito mais determinado, e Coentrão deu o mote logo a abrir, com um remate superiormente defendido pelo guardião do Nacional, que negou de forma brilhante o 0-1. O Benfica continuou a carregar, graças ao aparecimento em jogo de Aimar e de Di Maria, que rubricaram uma 2ª parte muito interessante. Juntamente com Saviola formaram um triângulo argentino verdadeiramente letal, que aos poucos foi abrindo brechas no adversário. Num lance bastante duvidoso Paulo Baptista aponta a marca de grande penalidade, cabendo a Cardozo a responsabilidade de o marcar. O paraguaio voltou a desperdiçar a oportunidade, e a depressão nas hostes benfiquistas começava a surgir no horizonte.

No entanto, no minuto seguinte, Saviola faz uma abertura excelente para Ruben Amorim, que surge muito bem a cruzar rasteiro, sem hipóteses para a defesa do Nacional, finalizando Cardozo. Um golo decisivo, que vale três pontos num jogo que pode muito bem valer o campeonato.

Jorge Jesus mexeu depois na equipa, fazendo entrar Maxi para a lateral direita, tirando Aimar e juntando Ramires a Javi Garcia no miolo, situação já muito vista este ano e que veio trazer mais consistência à posse de bola encarnada. Apesar da situação de contenção evidente que Jorge Jesus queria assegurar para garantir a vitória, foram do Benfica as melhores oportunidades, com excepção de um cabeceamento que Quim defendeu aos 85 minutos. César Peixoto entrou para o lugar do desgastado Saviola, e com isso Di Maria passou a jogar ao lado de Cardozo até ser substituído por Kardec. O jogo terminou com um domínio claro do Benfica, apesar de ter tido menos oportunidades de golo do que aquelas que habitualmente consegue criar.

Individualmente, os jogadores jogaram todos a um nível semelhante. Algumas unidades subiram claramente de rendimento da 1ª para a 2ª parte, casos de Aimar, Di Maria e Ruben Amorim, e até Cardozo que apesar das oportunidades de golo que desperdiçou, deu os três pontos à equipa e esteve fantástico a pressionar a toda a largura, e a segurar muito bem a posse de bola.

Os jogadores que entraram no decorrer do jogo entraram bem, destacando-se Kardec, que nos poucos minutos que esteve em campo mostrou a sua utilidade. Muito efectivo a ganhar bolas aéreas, jogando muito bem com o corpo para proteger a posse de bola e apresentado uma rapidez muito útil para pressionar a linha mais recuada do Nacional.

O Benfica está de parabéns por ter conseguido esta vitória em circunstâncias tão difíceis, depois de um jogo intensíssimo como o de 5ª feira e num terreno sempre muito complicado. Foi um passo importante para o título, que deverá ser confirmado na recepção ao Braga na próxima jornada, perante um Estádio da Luz que se espera totalmente lotado e infernal para levar esta maravilhosa equipa ao título nacional.

Resumo do jogo (com som ambiente) :



Relatos golos :

Nacional 0 - 1 Benfica - Cardozo 64´




















Capas dos jornais 






jogo completo aqui

3 comentários:

São vitórias como esta, Naval, Guimarães etc que se faz um campeão.
Nem sempre se pode ser brilhante, mas o empenho e a vontade estão sempre presentes!
É um orgulho ser deste clube!
Força Benfica!

Atitude de quem quer ser CAMPEÃO!!!

Enviar um comentário