Popular Posts

sábado, 20 de março de 2010

Eis que chega a Taça da Liga

Está quase a chegar a hora da decisão final na Taça da Liga. Benfica e Porto vão disputar amanhã no Algarve o troféu, que começou por ser menosprezado de forma excessivamente ostensiva pelos azuis, mas que agora, ironia do destino, passou a revestir-se de vital importância para tentar mascarar uma época desastrosa para as bandas de Contumil.

Para o Benfica, esta taça continua a não ser uma prioridade. Desconfio que não existe um único benfiquista que reconheça realmente grande valor a esta Taça, mesmo depois do nosso triunfo no ano passado. É um facto que estamos perante uma competição de regulamentos que roçam o cómico, com uma estruturação da competição quase que a obrigar os clubes grandes a chegarem à final, e disputada, em períodos distintos, à pressão... com carradas de jogos a sucederem-se num curto espaço de tempo, como que a apressar a conclusão de algo que não é bem visto mas que infelizmente tem de se realizar.

Fracas assistências, demasiados casos regulamentares para discutir... fazem da Taça da Liga uma competição ainda sem aquele misticismo que cobre as competições importantes. Não consta sequer da lista de competições da FPF, o que equivale a dizer que nem estatuto oficial pode ter. Não serve para promover nenhuma equipa a um lugar europeu. Serve para quê, afinal?

Bom, o jogo de amanhã servirá apenas como preparativo para a grande festa que, espero, o Benfica vai fazer no final da época. Será o ensaio geral, para ver como estão as gargantas dos adeptos preparadas para fazer de Portugal o mais ruidoso país do Mundo em Maio. O ensaio geral para saber se a técnica do levantamento de taças está apurada no balneário, e se aguentam o esforço de uma volta olímpica pelo Estádio para se consagrarem. É uma espécie de jogo de pré-época, mas em vez de preparar a época desportiva, prepara a celebração de êxitos desportivos. Também é importante, reconheçamos.

O Benfica vai apresentar-se com apenas 72 horas de descanso depois da épica prestação que teve em Marselha na passada 5ª feira. Certamente haverão jogadores desgastados, algumas poupanças e uma atitude diferente em jogo. É que estamos a uma semana do jogo mais decisivo do campeonato deste ano, o jogo será arbitrado por um árbitro que conseguiu expulsar Cardozo em Braga sem que o paraguaio mexesse uma palha e contra uma equipa que está no auge da azia e do mau perder. São demasiados condimentos com potencial para condicionarem a preparação desse crucial Benfica - Braga que se disputa dentro de uma semana. Portanto, importante mesmo é ter cabeça, calma e ser Benfica. Acredito que mesmo com algumas segundas linhas e com precauções especiais para não forçar demasiado o ritmo e as emoções, podemos vencer o Porto.

Eu farei parte dos milhares de benfiquistas que amanhã estarão no Algarve para coroar uma vez mais esta fantástica equipa, no que será para mim uma estreia em deslocações fora do Estádio da Luz. Prometo levar a camisola talismã, a garganta em forma e uma grande vontade de comemorar no fim. Mesmo sendo uma Taça que a mim me diz pouco ou quase nada.

Vamos lá Benfica, amanhã ganhar o caneco e depois há uma semana para descansar e preparar o campeonato. Rumo à vitória!

1 comentários:

"Bom, o jogo de amanhã servirá apenas como preparativo para a grande festa que, espero, o Benfica vai fazer no final da época. Será o ensaio geral, para ver como estão as gargantas dos adeptos preparadas para fazer de Portugal o mais ruidoso país do Mundo em Maio. O ensaio geral para saber se a técnica do levantamento de taças está apurada no balneário, e se aguentam o esforço de uma volta olímpica pelo Estádio para se consagrarem. É uma espécie de jogo de pré-época, mas em vez de preparar a época desportiva, prepara a celebração de êxitos desportivos. Também é importante, reconheçamos."
profeta trainmaniac?!?

Enviar um comentário