Popular Posts

sábado, 27 de março de 2010

Benfica 1 - 0 Braga 24ª jornada JOGO EM CHAMAS

Sport Lisboa e Benfica 1 - 0 Sporting Clube de Braga
24ª jornada
27 - 03 - 2010





Crónica:

Estádio da Luz completamente cheio e a transbordar de emoções para apoiar o Benfica numa jornada importantíssima. A recepção ao Braga, a grande carraça deste campeonato no encalce do Benfica, revestia-se de capital importância, pois os três pontos seriam um descolar (definitivo?) para o título nacional.


Consciente da importância, o treinador Jorge Jesus fez alinhar aquele que é teoricamente o melhor onze desta temporada. Quim, Fábio Coentrão, David Luiz, Luisão, Maxi Pereira, Javi Garcia, Di Maria, Carlos Martins, Ramires, Saviola e Cardozo. O Benfica entrou claramente melhor, mandando desde o início e instalando-se no meio campo adversário. A malha defensiva do Braga foi tremenda, e voltou a mostrar que é na defesa que está a grande virtude desta campanha incrível que os minhotos estão a fazer no campeonato deste ano. Foram poucas as vezes que o Benfica conseguiu arranjar espaços. Começaram por surgir com Di Maria nos primeiros instantes do jogo, e depois de forma mais consistente através de Ramires e Maxi Pereira pelo flanco direito.

Notava-se claramente uma dificuldade de ser incisivo nos últimos trinta metros, tamanho o cacho de jogadores sempre no caminho da bola. Saviola pecou claramente por não conseguir fugir às marcações, e mostrou-se talvez demasiado debilitado (fisica ou mentalmente?). Consequência directa: os espaços centrais praticamente não surgiram, Carlos Martins ficou muito só na fase de construção e invariavelmente os lances perdiam-se nas imediações da área adversária.

O grande lance para marcar resulta de um atraso catastrófico de Filipe Oliveira, que Saviola desperdiça de forma estrondosa, permitindo a defesa a um desamparado Eduardo. Mas o Benfica continuou por cima, e nos últimos 10 minutos da primeira parte encostou o Braga à sua área. Num canto, a bola ressalta para Luisão que marca o 1-0 final mesmo em cima do intervalo. Novamente o patrão da equipa a marcar num jogo decisivo, um golo decisivo e que fez explodir um vulcão da Luz sempre bem aceso e a fervilhar no apoio à equipa.

Na segunda parte, o Benfica entrou muito bem em jogo, sobretudo porque Carlos Martins se soltou mais e permitiu dar mais jogo a Di Maria e Ramires sobretudo, destacando-se também uma maior participação de Cardozo nos lances colectivos. O Benfica teve nessa fase a oportunidade para matar o jogo, mas algum desacerto e descrença na hora da finalização (com Cardozo à cabeça) ditaram que o jogo havia de ser de nervos até final.

O Braga gradualmente foi conseguindo subir as suas linhas, e Jesus foi obrigado a mexer. Lançou Aimar no lugar de Martins, mas nada resultou dessa substituição. Pelo contrário, a pouca objectividade que Martins estava a revelar no momento da sua substituição perdeu-se por completo com a má entrada em jogo do argentino. De seguida Jesus quanto a mim tem um erro táctico, ao tirar Ramires e não Saviola para meter Amorim. O Braga gradualmente foi tendo mais a bola, e se é verdade que tirando num lance não criou perigo, o certo é que o Benfica cedeu excessivamente o controlo do jogo.

Kardec voltou a entrar bem, batalhou de forma a garantir que o Benfica terminava o jogo sem mais sobressaltos, e assim foi. Nota positiva para ele. Quanto aos restantes jogadores, destacaria Maxi Pereira, Luisão, Javi Garcia e Coentrão... com o português a ser o melhor do jogo na minha opinião. Que exibição do agora lateral esquerdo, sempre de olhos na bola, sempre com garra e pulmão para disputar todos os lances como se se tratassem dos últimos da sua vida. Impressionante, faltam palavras.

Maxi Pereira esteve também muito bem, como esteve Ramires no tempo em que esteve em campo, hoje sim voltando à sua melhor forma e ajudando a construir e a destruir jogo quando foi necessário. Javi Garcia fez uma exibição impressionante, ajudando os dois centrais a limparem praticamente tudo o que apareceu, e sendo sempre muito rápido e simples a por a bola jogável para os seus colegas. Luisão voltou a ser o homem das grandes decisões, e defensivamente esteve impecável, como aliás também esteve David Luiz apesar de 2 ou 3 lances em que voltou a fazer parar os corações dos benfiquistas presentes na Catedral.

Do meio campo para a frente esteve mais o problema, sendo certo que o Braga teve mérito em anular alguns elementos. Saviola terá assinado provavelmente a sua pior exibição com o manto sagrado vestido, sendo completamente improdutivo durante todo o tempo em que esteve em campo. Di Maria esteve sempre bem a assumir o jogo, mas nunca conseguiu, com algumas excepções é certo, ser o desequilibrador que foi em outros jogos. Teve quase sempre dois jogadores em cima de si, e acabou por não fazer uma exibição fantástica. Cardozo esteve bem a receber a bola e a tentar construir, mas no que toca a finalizar está num péssimo momento. Ataca mal a bola, encolhe-se, vai a medo... e assim os golos aparecem muito menos. Finalmente Carlos Martins, que fez um jogo interessante... muito condicionado pela falta de espaços e de apoios frontais na primeira parte, mais conseguido na segunda. Esteve sempre bem no momento defensivo, e teve a habitual ousadia que lhe é habitual em situações ofensivas. A equipa ressentiu-se com a sua saída, o que eu até não esperava. Aimar nada acrescentou ao jogo, e Amorim entrou bem, cumprindo na íntegra o que vinha fazendo Ramires.

Agora com seis pontos de avanço, o Benfica pode respirar melhor ao olhar para o seu complicadíssimo calendário. Foi uma vitória à campeão, num momento chave da época, perante uma Catedral completamente lotada e que nunca apagou a sua chama no apoio à equipa.

Agora venha o Liverpool, é possível sonhar na Europa!



Resumo do jogo (com som ambiente) :


Relatos golos :



fotos do jogo





































Capas dos jornais









jogo completo ( aguardando)

0 comentários:

Enviar um comentário