Popular Posts

sexta-feira, 19 de março de 2010

Análise Individual ao jogo Marselha - Benfica

Análise à prestação individual dos jogadores do Benfica que actuaram na vitória sobre o Marselha por 2-1, em jogo dos oitavos de final da Liga Europa disputado no estádio Velodrome, em Marselha.

Julio Cesar (6) - Noite de pouco trabalho, com episódicas bolas paradas para resolver. No lance do golo francês, podia ter feito melhor provavelmente, mas perante a total desagregação da defesa nesse lance, poucas culpas se lhe poderão imputar.

Fábio Coentrão (9) - Jogo praticamente perfeito do caxineiro, revelando-se cada vez mais como um lateral muito completo. Com uma predisposição ofensiva tremenda e que muito ajudou o Benfica a pressionar o Marselha no seu meio campo, esteve sempre bem na defesa, antecipando-se aos opositores que caíam no seu flanco. Uma noite memorável de um jogador que se afirma cada vez mais como um valor de top mundial.

David Luiz (8) - Grande jogo do brasileiro, com uma única falha. Num lance que podia ter resolvido facilmente, acabou por entregar a bola de forma displicente ao adversário, perto da grande área. De resto, uma exibição fantástica, cheia de coração, técnica e concentração. Foi sempre o primeiro jogador a levar a bola para a frente, fazendo-o com especial virtuosismo.

Luisão (9) - A simplicidade de processos, a experiência e a visão de jogo fazem dele um central de top. Sempre bem no um para um, muito bem a ler o jogo e a tapar espaços concedidos por outros colegas. Faltou apenas um golo, algo que até podia ter acontecido na 2ª parte. Já faz parte da imortal história do Benfica, e está no bom caminho para reforçar a sua marca.

Maxi Pereira (9) (melhor em campo) - Não leva nota máxima porque teve novamente a cair no seu flanco Brandão, que deu água pela barba nomeadamente em lances aéreos. Mas mesmo assim, o avançado do Marselha raramente teve êxito nas suas acções. Super seguro a defender, foi uma locomotiva imparável a dar profundidade ao flanco direito. O golo que marcou, de raiva, permitiu ao Benfica reentrar na disputa da eliminatória e coroou mais uma grande exibição. Os marselheses certamente nem o podem ver à frente, por estes dias...

Javi Garcia (9) - Beneficiou imenso da estratégia de Jesus para este jogo, que bloqueou o meio campo do Marselha bons 20 metros mais atrás do que o que havia acontecido na Luz. Javi jogou assim solto, com tempo e espaço para poder fazer as adequadas coberturas defensivas e para permitir à equipa engrenar na construção de jogo logo a partir dos seus pés. Uma noite grande do espanhol.

Ramires (8) - Muito menos vistoso que os seus colegas de meio campo, mas de uma utilidade tremenda. O fulgor físico permitiu-se ocupar praticamente dois lugares durante todo o jogo, virtualizando assim uma situação de superioridade numérica do Benfica. Mais encostado à direita na primeira parte, declaradamente mais próximo de Javi no tempo complementar, foi de uma eficiência impressionante em todos os processos.

Di Maria (8) - Uma exibição que podia ter sido perfeita, acaba por sair manchada pelos inúmeros golos cantados que falhou. Tem de melhorar, a este nível são falhanços que podem custar muito caro. De resto, foi desequilibrador, uma autêntica dor de cabeça para o lateral direito do Marselha Bonnart, e foi um diabo à solta quando passou a jogar um pouco mais adiantado no terreno com a entrada de Aimar. Melhorasse a finalização, e talvez a eliminatória tivesse ficado resolvida sem grandes sobressaltos bem mais cedo...

Carlos Martins (9) - Estrondosa exibição de Martins em Marselha. Alinhando de início, cumpriu muito bem o duplo papel de organizador de jogo e tampão no meio campo, sendo um dos grandes responsáveis pela fraquíssima produtividade do meio campo adversário. Excelente na ocupação de espaços, tacticamente irrepreensível, foi também capaz de emprestar à equipa aquele seu jeito enérgico de se exibir. Saiu ligeiramente tocado, mas nem com o pé em gelo deixou de comemorar efusivamente os golos. Raça e querer!

Saviola (6) - Exibição pouco conseguida do argentino, raramente eficaz com a bola nos pés. Falhou um golo feito na 2ª parte, mas de qualquer forma cumpriu um papel táctico fulcral, colando-se a Cissé e não deixando o trinco do Marselha respirar. Graças a isso, o Benfica asfixiou o adversário e jogou 20 metros mais adiantado. Mesmo não jogando bem, foi fundamental...

Cardozo (7) - Mais um bom jogo do paraguaio, forte no pressing e na visão de jogo aliada à capacidade de passe que tem. Apesar disso, está algo em baixo na confiança quando toca à rematar à baliza, ora atacando mal os lances, ora definindo-os mal. Mas nos restantes itens do seu jogo, exibição claramente positiva.

Aimar (8) - Grande entrada em campo do argentino, aproveitando o desgastado e desmotivado meio campo francês para despedaçar o que ainda restava de pé. Acelerou imenso as transições ofensivas da equipa, fez um punhado de bons passes e assustou sem dúvida o adversário. Oxalá esta subida de rendimento se confirme nos próximos jogos, era muito importante nesta recta final da época.

Alan Kardec (8) - O herói da eliminatória, entrou a escassos minutos do fim e pouco tocou na bola. Mas aos 91 minutos, numa bola perdida na grande área do Marselha, atirou a contar e apurou o Benfica. Um tiraço de ângulo desfavorável impossível de defender por Mandanda. Muita crença e atitude, com um prémio mais que justo para um jogador que tem mostrado imenso orgulho em vestir a nossa camisola.

Miguel Vitor (6) - Entrou e nem tocou na bola. Substituição para queimar tempo, apenas e só.

1 comentários:

Boa análise...

Excelente jogo como à muito não via ;)

Enviar um comentário